Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843546
Título: | A aderência da estratégia da paralisia sob a ótica do pensamento clássico |
Autor(es): | Flôr, Claudio Rogerio de Andrade Orientador |
Autor(es): | Souza, Marcio Braga de |
Orientador(es): | Flôr, Claudio Rogerio de Andrade |
Palavras-chave: | Abastecimento militar Abastecimento militar |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Gestão estratégica |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS O propósito destetrabalho é identificar na Estratégica da Paralisia,criadaporJohn Warden, semelhançascom os pressupostos teóricos de Clausewitz e Jomini,a fim de concluirsob qual destes pensadores clássicos as ideias do Coronel estadunidense possui maior aderência. Para tal, será empregado um desenho de pesquisa sintético, a partir da escolha de quatro aspectos considerados relevantes para a formação da Estratégia contemporânea mencionada, buscando conexões entre elas e o pensamento estratégico clássico.Como resultado, observa-seque, apesar de encontrarmos indícios de que a concepção estratégica do Coronel norte-americanopoderia ter aderido a ambos os pensadores clássicos citados, segundo os aspectos escolhidos para a análise, as ideias de Jomini apresentaram um maior número de semelhanças. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b6d.pdf http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843546 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
00001b6d.pdf | 487,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.