Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843568
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Abrantes, Reis | - |
dc.contributor.advisor | Abrantes, Reis | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Marlon Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T11:46:59Z | - |
dc.date.available | 2019-02-26T11:46:59Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b9d.pdf | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843568 | - |
dc.description | Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior - C-SUP. | en_US |
dc.description | O tema restos a pagar tem sido pauta de muitas discussões no meio acadêmico, devido, sobretudo, ao seu viés de crescimento nos últimos anos, além dos seus impactos nos registros da despesa e no desvio de finalidade ao ser utilizado como uma espécie de flexibilização da anualidade orçamentária. Nesse contexto, o seu cancelamento degrada ainda mais a informação contábil, prejudicando à transparência, um dos pilares da Nova Gestão Pública, além de demonstrar uma utilização pouco eficiente dos créditos orçamentários disponibilizados. Diante desse cenário, vislumbrou-se a importância de identificar fatores determinantes para o cancelamento de restos a pagar, sobre os quais recairiam as ações de gestão, no intuito de reduzir essa prática e obter ganhos de eficiência nos gastos. Destarte, definiu-se a Marinha do Brasil como o cenário da pesquisa, e foram formuladas variáveis que pudessem captar o comportamento desses fatores, com base nos dados da sua execução orçamentária nos anos de 2008 a 2016, para aplicação dos testes de correlação de Pearson, Spearman e tau-b de Kendall. O resultado dos testes apontou correlações significativas do cancelamento de restos a pagar com dois determinantes: a baixa capacidade de execução frente às elevadas dotações autorizadas; e a prática de transferir dotações para exercícios futuros com os chamados “restos a fazer”. A morosidade dos processos com o acúmulo dos empenhos no último trimestre do ano também apresentou correlação, porém a um nível menos significativo. Na contramão do senso comum, o contingenciamento e o aumento com despesas de investimentos não apresentaram associação com os cancelamentos, que, por conseguinte, foi influenciado somente por fatores endógenos. Diante desses achados, sugerese prioritariamente para a redução dos valores de restos a pagar cancelados: 1) aprimorar os processos de obtenção e de planejamento visando agilizar a execução da despesa e melhorar a capacidade de execução das dotações; 2) realizar, essencialmente, a inscrição em restos a pagar de despesas que tenham expectativa de serem liquidadas e pagas até o fim do primeiro trimestre do ano seguinte ao da inscrição, evitando que os restos a pagar se prolonguem por muito tempo, ficando mais suscetíveis às incertezas quanto à sua execução; e 3) Padronizar as observações inseridas nos empenhos de cancelamento para permitir uma atuação mais efetiva dos controles internos. | en_US |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Orçamento | pt_BR |
dc.title | Iniciativas de melhorias do gasto público determinantes do cancelamento de restos a pagar: uma contribuição para eficiência dos gastos na Marinha do Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
00001b9d.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.