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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843825
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Bragança, Gabriela de Lima | - |
dc.contributor.advisor | Bragança, Gabriela de Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Rafael de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T16:44:01Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T16:44:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843825 | - |
dc.description | O sucesso da viagem marítima depende cada vez mais de um bom planejamento e execução da navegação. As dificuldades enfrentadas pelo navegante no passado o impulsionaram para frente, forçaram o desenvolvimento de ferramentas auxiliadoras da navegação, que no início eram ferramentas manuais como o prumo de mão, o astrolábio, o sextante. Com o passar do tempo e dado o desenvolvimento tecnológico, muitas dessas ferramentas passaram a ser intangíveis, o que diminuiu o trabalho realizados pelos homens de bordo que passaram a navegar com mais precisão, segurança e facilidade. A Marinha Mercante se tornou alvo de modificações e melhoramentos ao longo dos anos, sendo que a mais notória evolução tem sido percebida em seu desenvolvimento tecnológico nos seus mais diversos setores. Modernos passadiços integrados contrastam com equipamentos tradicionais, como o sextante e a agulha magnética. Se em um passado não muito distante, os auxílios à navegação foram criados para permitir determinar a posição e um rumo seguro para navegar, hoje vai muito além, atingindo todos os setores da comunidade marítima. Uma desvantagem de todo esse progresso é o da tecnologia requerer novos níveis de treinamento dos usuários e uma maior conscientização para evitar a descomedida confiança na automação. Porém o nível de precisão tecnológica está bastante desenvolvido, o que gera risco pequeno de falha nos equipamentos, além de já existirem suportes tecnológicos de prevenção contra esses riscos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a modernização de algumas tecnologias que hoje são importantíssimas para a navegação, apresentando e comentando as vantagens trazidas pela tecnologia e sua evolução, com enfoque nas últimas décadas e mostrar a integração dessas tecnologias com o passadiço. O estudo terá como base a apresentação de alguns equipamentos e do “novo passadiço". | en_US |
dc.description.abstract | The success of the maritime trip increasingly depends on good planning and execution of navigation, the difficulties faced by seafarers boosted the development of auxiliary tools to the navigation, in the past they are hand tools such as sextant, the astrolabe and the line plumb. Over Time many of those tools has become intangible and it has reduced the workload of seafarers that are now sailing safely, easily and precisely.The Merchant Marine has suffered several modifications over the years and the most remarkable has been its technological evolution in its various sectors. Modern integrated bridges contrast with traditional equipments, such as the Sextant and the Compass. If in a not too distant past, the navigation aids were created to allow determine the position and a safe course to sail, nowadays it goes far beyond, it reaches all sectors of maritime community. A disadvantage of all this development process is that new Technologies require new levels of training for seafarers and a greater awareness to avoid inordinate reliance on the automation are also required, however the level of technological precision is higly developed and this reduces the risk of failure of equipments. Furthermore, nowadays there are technological support for the prevention of such risk. The aim of this study is to analyze the advantages brought by some Technologies and its evolution that are now extremely important for navigation presenting and commenting with focus in the last few decades. This study is based on the presentation of some equipments and the “new bridge”. | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Navegação Eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Sistema de identificação por rádio frequência | pt_BR |
dc.subject | K - HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO (DGPM-305) | pt_BR |
dc.title | Tecnologia dos equipamentos voltados à navegação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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