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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Queiroz, Max Hering de Orient. | - |
dc.contributor | Farines, Jean-Marie Coorient. | - |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Max Hering de Orient. | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Farines, Jean-Marie | pt_BR |
dc.contributor.author | Lázaro, Felipe da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T16:44:03Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T16:44:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843852 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2018. | en_US |
dc.description | Inclui referências bibliográficas. | en_US |
dc.description | A Marinha do Brasil (MB) desenvolve o Sistema de Controle e Monitoração (SCM) para diversos navios de sua es quadra. Este sistema é responsável pelo controle das máquinas principais e auxiliares do navio, sendo essencial para sua operação e segurança . Neste trabalho é proposta uma metodologia de desenvolvimento de projetos para o SCM da MB, utilizando verificação formal por model checking . A metodologia estabelece documentos de especificação e métodos de tradução para a linguagem interpretada pela ferramenta de verificação formal. Assim, possibili tando certificar, de forma exausti va e automática, que todas as propriedades de segurança essenciais ao projeto estão constando no documento de especificação do código para o Controlador Lógico Programável (CLP) , gera ndo redução de custos n a correção de erros, e aumentan do a confiabilidade e disponi bilidade do navio. Por ser automático, o método d ispensa a necessidade dos proje tistas terem conhecimentos em verificação formal. Um estudo de caso típico da MB foi utilizad o e confirmou a viabi lidade e eficácia da metodologia proposta. | en_US |
dc.description.abstract | The Brazilian Navy develops the Control and Monitoring System for several ships in it s fleet. This system is responsible for controlling the ship's main and auxiliary engines and is essential for its operation and safety . This work proposes a project development methodology for the Brazilian Navy Co ntrol and Monitoring System, using formal verification by model checking. The methodology establishes specification documents and translation methods for the language interpreted by the formal verification tool. Thus, making it possible to certify in an ex haustive and aut omatic way that all the essential safe properties to the project are included in the code specification document for the Programmable Logic Controller (PLC), generating cost reduction in error correction, and increasing reliabilit y and avai lability of the ship . Because it is automatic, the method eliminates the need for designers to have formal verification skills. A typical Brazilian Navy ’s case study was used and confirmed the feasibility and efficacy of the proposed methodology. | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de automação | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de sistemas | pt_BR |
dc.subject | Model checking | pt_BR |
dc.subject | Verificação formal | pt_BR |
dc.subject | Diagrama de lógica binária | pt_BR |
dc.subject | Navios | pt_BR |
dc.title | Metodologia para desenvolvimento de sistemas de controle e monitoração de navios assistido por Model Checking | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Engenharia naval | - |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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