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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributorRocha, Orlando Carlos Souza da-
dc.contributor.advisorRocha, Orlando Carlos Souza dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Anielle Martins da-
dc.date.accessioned2019-09-10T16:40:50Z-
dc.date.available2019-09-10T16:40:50Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843880-
dc.descriptionCom a exploração de petróleo em águas cada vez mais profundas e em posições muito longe do continente ficou praticamente inviável a utilização de plataformas tipo fixas e semi-submersíveis para extração de petróleo off-shore. Surgiu então uma maneira economicamente viável e estrategicamente interessante de solucionar este problema utilizando navios com o casco simples na conversão em plataformas tipo FPSO, que vem a serem Unidades Flutuantes de Produção, Armazenagem e Transferência de óleo. Os cascos mais usados são os de VLCC das décadas de 70 e 80, já impedidos de navegarem pelas legislações internacionais, por se tratarem de embarcações sem o fundo duplo exigido atualmente. Serão apresentadas neste trabalho as principais características e procedimentos adotados nestas conversões que não só abrangem a colocação de módulos novos para exploração e produção de óleo, mas também manutenção e melhoramento das redes, estruturas e equipamentos originais do navio para garantir uma vida útil mais longa e sem a necessidade de docagens convencionais. Com a demanda de exploração e produção de óleo nos vários poços já existentes bem como nos recém-descobertos, incluindo o gigantesco pré-sal, faz com que os grandes estaleiros do mundo se especializem cada vez mais neste tipo conversão, negócio este, com boas perspectivas de crescimento e retorno financeiro comprovadamente lucrativo.pt_BR
dc.description.abstractOil exploration in ever deeper waters and in locations far from the continent was virtually impossible to use platforms such fixed and semi-submersible oil drilling offshore. Then came an economically viable and strategically interesting move to solve this problem using single-hull ships with the conversion to FPSO platforms - Floating Production, Storage and Offloading Units. The hull used are the VLCC of the 70's and 80's, already unable to navigate according the international laws, as they were without the double bottom currently required. Will be presented in this paper the main features and procedures used in these conversions include not only the placement of new modules for exploration and production of oil, but also maintenance and improvement of networks, structures and equipment of the original vessel to ensure a longer life and without the need for conventional dockings. With the demand for oil exploration and production in several existing wells as well as the newly discovered, including the giant pre-salt, makes the major shipyards in the world to specialize more in this type conversion, this business with good growth prospects and proven profitable financial return.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlataformas de Perfuraçãopt_BR
dc.titleUnidades flutuantes de produção, armazenagem e transferência de óleo: conversão de navios em plataformas tipo FPSOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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