
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843923
Título: | Política da eficiência energética na Marinha Mercante |
Autor(es): | Carneiro, Luiz Otavio Ribeiro |
Autor(es): | Fragoso, Jorge Antonio |
Orientador(es): | Carneiro, Luiz Otavio Ribeiro |
Palavras-chave: | Poluição Gases |
Data do documento: | 2013 |
Editor: | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso. CIAGA, Rio de Janeiro, 2013 Este trabalho trata da questão da redução de consumo de combustível fóssil em instalações de máquinas de navios. É um tema de interesse no momento devido ao alto cus to operacional e a emissão de poluentes decorrentes do processo da combustão desses derivados de petróleo. Apresenta - se, inicialmente o cenário atual e as tendências futuras das instalações propulsoras convencionais que usam óleo pesado ou Diesel. Em segui da, dar - se a vez da política da Eficiência energética para navios: sua definição, ou seja, o que é eficiência energética, o Índice de Eficiência Energética de projeto do navio (EEDI), Índice de Eficiência Energética Operacional do navio (EEOI) e o Plano de Gestão da Eficiência Energética do Navio (SEEMP). Por sua vez, o tema é abordado, dando enfoque principal à operacionalidade da embarcação quando, já navegando, necessitará de um programa para manutenção e otimização constante, tais como o planejamento da viagem, o gerenciamento da velocidade, a otimização da potência dos motores, a manutenção do casco e o uso de diferentes tipos de combustíveis. Para melhor visualização, o trabalho será subdividido em cinco capítulos: Melhoria na arquitetura naval, Melhori a da navegação, Melhoria na propulsão e Melhoria na manutenção do casco, todos os itens relacionados à Política da Eficiência Energética, onde será abordado, destacando, como, a bordo, os profissionais contribuirão para que a economia de consumo de combust ível fóssil logre êxito. No quinto item, os holofotes vão para os sistemas já implantados com resultados e promessas positivas no modal marítimo. Monografia apresentada no Curso de Oficial Superior de Máquinas |
Abstract: | This paper addresses the issue of reducing fossil fuel consumption in machinery installations of ships. It is a topic of interest at the moment due to high operational costs and pollutant emissions resulting from the combustion process of these oil. Presen ts initially the current and future trends of conventional propulsion installations that use heavy oil or diesel. Then turn up the policy of energy efficiency for ships: its definition, ie, what is energy efficiency, the Energy Efficiency Index ship design (EEDI), Energy Efficiency Operational Index ship (EEOI ) and Management Plan of the Ship Energy Efficiency (SEEMP). In turn, the subject is approached, giving primary focus to the operation of the vessel when sailing now, you need a program for maintenanc e and constant optimization, such as travel planning, managing speed, optimization of engine power, maintaining the hull and the use of different types of fuels. For better visualization, the work will be divided into five chapters: Improvement in naval ar chitecture, navigation improvement, improvement in propulsion and Improved maintenance of hull, all items related to the Energy Efficiency Policy, which will be addressed, especially as the board, professionals contribute to the economy of fossil fuel cons umption logre success. The fifth item, the spotlight goes to the systems already in place with positive results and promises in maritime shipping. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843923 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
0000068e.pdf | 298,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.