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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Santos, Edson Mesquita dos | - |
dc.contributor.advisor | Santos, Edson Mesquita dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Arthur Pierszajec da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T16:40:55Z | - |
dc.date.available | 2019-09-10T16:40:55Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843950 | - |
dc.description | Esta monografia expõe e compara os diferentes tipos de rebocadores, mostrando suas diferenças, vantagens e desvantagens nas manobras do navio, além de mostrar novos tipos de propulsão e lemes que vêm facilitando as manobras e a vida de Práticos e Comandantes.Ainda expõe conceitos básicos relacionados à utilização dos serviços da praticagem.O primeiro capítulo trata de mostrar as características dos principais tipos de rebocadores e mostra o desempenho destes navegando isoladamente. Neste, chega à conclusão de que a escolha do melhor rebocador para determinada manobra depende de alguns fatores a serem estudados.O capítulo II aborda os tipos de Método de Assistência nos quais os rebocadores podem atuar, mostrando suas características básicas e alguns fenômenos físicos aos quais os rebocadores estarão sujeitos em cada método.No terceiro capítulo temos uma breve demonstração dos sistemas inovadores de leme e propulsão, seus usos e vantagens em relação aos sistemas convencionais.O último capítulo aborda a figura do prático demonstrando de uma forma abrangente alguns procedimentos a serem seguidos para uma correta e segura utilização dos seus serviços, bem como responsabilidades. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph shows and compares the different types of HarbourTugs, exposing their differences, advantages and disadvantages in the maneuvers of ships, it also shows new types of propulsion and rudders that are facilitating shiphandling and the life of Pilots and Masters. Also exposes basic concepts related to the use of the pilotage services.The first chapter deals with the characteristics of the main types of tug boats and performance on free sailing maneuvering. This comes to the conclusion that the choice of the tug to be used in the maneuver depends on some factors to be studied.The chapter II shows the Assisting Methods in which the tug can act, analyzing its basic features and some physical phenomenon which tugs are subject to each method. In the third chapterwe have a brief demonstration of innovative rudder and propulsions systems, their uses and advantages over the conventional systems.The last chapter describes the pilot showing some procedures that must be followed to a correct and safe use of its services, as well as some responsibilities. | en_US |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Manobra do Navio | pt_BR |
dc.title | A manobra do navio: o uso de práticos e rebocadores | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Hidrografia e Navegação | - |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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