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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributorRodrigues, José Conde-
dc.contributor.advisorRodrigues, José Condept_BR
dc.contributor.authorSouza, Josely Vieira de-
dc.date.accessioned2019-09-10T16:40:55Z-
dc.date.available2019-09-10T16:40:55Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843953-
dc.descriptionNo estudo da manobrabilidade do navio a preocupação fundamental é estudar sua capacidade de manter o rumo durante a navegação, além de medir sua capacidade de realizar uma curva de giro. Indiretamente, essas duas análises tem por finalidade avaliar a eficiência do leme pré-projetado. Para desenvolver um navio de alto desempenho, é necessário satisfazer três requisitos básicos que devem ser tratados de maneira unificada e orientada para o desempenho total do navio e sua missão: propulsão, ‘’seakeeping’’ e manobrabilidade. A máquina do hélice tem grande importância destacada na manobra do navio. A eficiência mecânica do hélice é medida através de uma fórmula matemática. Há vários fatores que contribuem para a eficiência de uma hélice como o ângulo de ataque das pás, ou o ângulo entre a direção da velocidade resultante do escoamento e a direção de rotação das pás. Os navios devem apresentar alta eficiência na propulsão, ter capacidade para enfrentar situações adversas de vento e ondas e estar adequados para garantir uma navegação segura mesmo em mares turbulentos. É fundamental a compreensão das causas que levam ao movimento do navio, para a compreensão da capacidade que o mesmo possa ter para executar uma determinada manobra.pt_BR
dc.description.abstractWhen studying the maneuverability of a vessel, the main scope is to analyze its ability to maintain a steady heading, as well as to measure its turning ability. Indirectly, these two assessments intent to evaluate the rudder efficiency. In order to develop a ship of high performance it is imperative to satisfy three basic requirements that should be dealt with in a single manner and oriented towards the ship's performance as a whole and its mission: propulsion, seakeeping and maneuverability. The propeller has great importance when it comes to maneuvering a ship. The mechanic efficiency of a propeller is measured through mathematical formulae. There are various factors that concur to the propeller's efficiency such as the blade angle of attack, or the angle between the resulting direction of the flow speed and the blade rotation direction. Vessels should present high performance in propulsion, be able to face adverse winds and waves and be comprised to deliver safety when navigating even when in turbulent seas. It is basal to understand the causes underlying ships’ movement so as to understand the ability that they have to execute certain maneuvers.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectManobra do Naviopt_BR
dc.titleManobrabilidade: componentes e elementos que influenciam na manobra do naviopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmHidrografia e Navegação-
Aparece nas coleções:Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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