logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843962
Título: Manobrabilidade do navio: interações e efeitos da manobra
Autor(es): Vaicberg, Henrique
Autor(es): Silveira, Patrick de Morais
Orientador(es): Vaicberg, Henrique
Palavras-chave: Manobra do Navio
Áreas de conhecimento da DGPM: Hidrografia e Navegação
Data do documento: 2014
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
Descrição: Saber navegar é um dever de todo oficial de náutica que tira serviço no passadiço de um navio. Obviamente, assim como em qualquer atividade desempenhada, alguns sabem fazê-lo de modo mais eficiente do que outros. Isso se deve principalmente pelo prévio conhecimento teórico de todos aspectos que circulam a manobrabilidade do navio e pela prática incessante de manobrar a embarcação. Sabendo disso, o objetivo primário desta monografia é explicitar os principais perigos envolvidos nas atividades rotineiras de navegação nas proximidades do porto, ressaltando os efeitos físicos relacionados ao meio e o navio durante a manobra. Os assuntos iniciam através da explicação de como a pressão hidrostática, atuando igualmente em todas as direções para uma certa profundidade, é convertida em pressão dinâmica em um fluxo de água. O princípio de Bernoulli para o fluxo de água e seus efeitos de pressão ao contornar um obstáculo são descritos. Então, logo em seguida, as principais interações dos navios poderam ser citadas, baseadas nos conhecimentos supracitados, dando como exemplo a interação de navio com outros navios em manobra de ultrapassagem, navio e rebocador e navio e bancos, principalmente em canais e vias estreitas. Continuando, é explicado também o conhecido efeito squat, suas causas e consequências –explicitando a maneira de calcular este fenômeno. Após isso, outros efeitos relevantes que influenciam na manobrabilidade do navio foram citados, como efeito de esteira, da corrente, stall, do trim e de mar grosso –reiterando seus perigos e causas. Por fim, é indicada a importância dessa monografia para os oficiais de náutica, já que além de todas informações pertinentes aos efeitos e interações que o navio pode sofrer durante as manobras, é indicado ainda sugestões práticas para evitar cada uma das situações citadas acima.
Abstract: Knowing navigate is a duty of every officer in watchon the bridge of a ship. Obviously, as with any activity performed, few officers know how to do it more efficiently than others. This is mainly by prior theoretical knowledge of all aspects circulating the maneuverability of the ship and the incessant practice of maneuvering the vessel. Knowing this, the primary objective of this monograph is to explain the main hazards involved in the routine activities of navigation in the vicinity of the harbor, emphasizing the physical effectsrelated to the environment andthe ship during the maneuver. The subjects begin by explaining how the hydrostatic pressure acting equally in all directions to a certain depth, is converted into dynamic pressure in a water flow. The Bernoulli’sprinciple for the water flowand to the effects of pressure around an obstacle are described. Then, soon after, the main interactions of ships, based on the above knowledge, can be citedgiving as an example the interaction of the ship with other ships inovertaking,of vessel and tugsand ship and banks, especially in narrow channels and pathways maneuver. Continuing, is also explained the known squat effect, its causes and consequences -explaining how to calculate this phenomenon. After this, other important effects that influence the maneuverability of the ship were cited,as the following wake effect,of current, stall, of draught differenceand rough seas -reiterating its dangers and causes. Finally, it is indicated the importance of this monograph to the officers, as well as all relevant information to the effects and interactions that may undergo during ship maneuvers, and yet practical suggestions is indicated to avoid each of the situations mentioned above.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843962
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000301.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.