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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843979
Título: | FMEA, sistema DP e navios-sonda |
Autor(es): | Fernandes, Nélio |
Autor(es): | Ramires, Ricardo Henrique de Ponte |
Orientador(es): | Fernandes, Nélio |
Palavras-chave: | Navios sonda Plataformas de Perfuração |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
Descrição: | A legislação brasileira define como plataforma qualquer estrutura marítima que possua áreas planas acima do nível do mar usadas para operações de exploração, produção e armazenamento de petróleo. Os tipos mais comuns de plataformas marítimas, utilizadas nas atividades petrolíferas, são as seguintes: plataforma fixa de aço, plataforma de gravidade, plataforma de gravidade para armazenamento, plataforma de apoio, torre articulada, ilha artificial, plataforma de bombeio, plataforma auto-levatória, plataforma complacente, plataforma de alojamento, alojamento flutuante, torre estaiada, plataforma híbrida, plataforma semi-submersível, plataforma de pernas tracionadas, plataforma ancorada e plataforma auto-elevatória de pernas inclinadas.Os navios-sonda, possuindo áreas planas acima do nível do mar usadas para atividades relacionadas á exploração do petróleo, também se encaixam nessa definição.O sistema de posicionamento dinâmico é um equipamento que permite que uma embarcação mantenha sua posição sobre a lâmina d’água independente de qualquer contato com o solo, o que tornaria inviável algumas das atividades marítimas. Mesmo que hipoteticamente pudesse haver uma amarra que tocasse o fundo, a embarcação ainda sofreria os efeitos do tempo e das marés. Isso incapacitaria um PSV, navio de apoio à plataforma, ou até mesmo o próprio navio-sonda de efetuar suas operações. O FMEA (Failure Modes & Effect Analysis) é um relatório que prevê eventuais falhas de um projeto ou processo, como o simples ato de acionar uma válvula na praça de máquinas, tendo o objetivo de guiar o operador, o Oficial de Máquinas, em direção da solução mais rápida e eficiente. Mantidos os critérios de segurança, a operação deve sempre continuar, mesmo com a ocorrência de falhas no sistema.Cabe ao Oficial de Máquinas procurar a maior quantidade possível de subsídios, como os manuais dos equipamentos e o próprio FMEA, para que sua tomada de decisão seja a mais precisa o possível em qualquer atividade que desenvolva. |
Abstract: | Brazilian law defines as a platform any marine structure having flat areas above sea level used for exploration, production and storage of oil operations. The most common types of offshore platforms, used in petroleum activities are the following: fixed steel platform, gravity platform, gravity platform for storage, support platform, articulated tower, artificial island, pumping rig, jack-up platform drilling rig, compliant platform, accommodation platform, floating accommodation, guyed tower, hybrid-platform, semi-submersible platform, tensioned leg platform,anchored platform andself-lifting platform with inclined legs. The drillships, having flat areas above sea level used for oil exploration related activities, also fits that definition.The dynamic positioning system is a device that allows a vessel tomaintain its position on thewater and it won’t requireany contact with the ground, which would have avoidedthe maritime activitiesto happen. Even if hypothetically there could be an anchorto touch the bottom, the vessel would still suffer the effects of the weather and the tides. This situation would incapacitate aPSV, platform supply vessel, or even the drillship itself to proceed totheir operations.FMEA (Failure Modes & Effect Analysis) is a report that provides any failureinformationof a project or process as the simple act of driving a valve in the engineroom, whose aim is to guide the operator, the Marine Engineer, toward the fastest and most efficient solutionof the problem. Concerning safety criteria, the operationmustalways continue, even with the occurrence of system failures. It is of utmost importance that the Marine Engineerseek the biggest amount of information, such as from equipment manuals and the FMEA itself, so that their decision making is the most accurate possible in any activity that is being developed. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843979 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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