Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844000
Título: | Turbina a gás: aplicabilidade na Marinha Mercante |
Autor(es): | Carneiro, Luiz Otavio Ribeiro |
Autor(es): | Bragança, Fábio de Vasconcelos |
Orientador(es): | Carneiro, Luiz Otavio Ribeiro |
Palavras-chave: | Turbinas a gas para navios |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso - CIAGA, Rio de Janeiro, 2014 Este trabalho apresenta o estudo da viabilidade do uso da turbina a gás em suas diversas modalidades a bordo de navios Mercantes, c omo forma de opção, complemento ou substituição de equipamentos como pl antas a vapor e motores de combustão interna, já conhecidos e usados em larga escala na indústria naval. Serão apresentados o histórico, os princípios de fu ncionamento prático e teórico, bem como vantagens que fazem desse equipamento um a trativo ao setor. A turbina a gás apresenta-se como uma proposta viável devido ao fato de, além de esses equipamentos terem sofrido uma grande evolução tecn ológica, são mais leves, silenciosas e ocupam menos espaço interno, que são características que fazem esse equipamento se destacar na indústria. Estima-s e que haja, atualmente, cerca de 50.000 modernas turbinas industriais em operação ao redor do mundo, máquinas essas que são tecnologicamente muito complexas, com inúmeras partes móveis e sofisticados sistemas de lubrificação e controle el etrônico. Algumas possuem um elevado grau de dificuldade de automação, por isso, sua manutenção precisa ser constantemente feita por funcionários do próprio fa bricante. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a viabilidade do uso das turbinas a gás e enumerar critérios que justifi cam a escolha desse tipo de turbina como meio de propulsão, geração de energia e outros fins. |
Abstract: | This project presents the study of the feasibility of using gas turbine in its various forms on board Merchant ships as a means of option, supplement or replace equipment as steam plant and internal combustion en gines, already known and used in large scale on shipbuilding industry. It will be presented the history, principles of theoretical and practical operation as well as adva ntages that make this device attractive to naval industry. The gas turbine is pr esented as a viable proposal due to the fact that, besides such equipment have undergon e a major technological developments, they are lighter, quieter and occupy less internal space , which are features that make this device stand out in the ind ustry. It is estimated that there are currently about 50,000 modern industrial turbines i n operation around the world, these machines are technologically very complex, wi th numerous movable parts and sophisticated lubricating and electronic control sy stems. Some have a high degree of difficulty of automation, so its maintenance needs to be constantly made by employees of the manufacturer. Thus, this project a ims to demonstrate the feasibility of the use of gas turbines and enumerate criteria t hat justify the choice of this type of turbine as a means of propulsion, power generation and other purposes. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844000 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
00000532.pdf | 991,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.