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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844028
Título: | A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes |
Autor(es): | Vaicberg, Henrique |
Autor(es): | Silva, Cássio Cardozo |
Orientador(es): | Vaicberg, Henrique |
Palavras-chave: | Navegação Ártico |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
Descrição: | Ao efetuar uma navegação em altas latitudes, o navegante se depara com condições de extremo risco tanto à integridade de sua embarção e sua operação segura como às vidas de todos os tripulantes. Tais condições são decorrentes de fatores climatológicos inerentes às próprias regiões polares os quais, por sua vez, se devem, principalmente à própria curvatura do planeta e a consequente incidência de raios solares nas respectivas regiões.Vale ressaltar que um dos elementos que mais oferece risco à navegação segura nas regiões polares é o iceberg a despeito de toda tecnologia empregada na navegação atualmente. Tais tecnologia, por sua vez, aplicam-se a inúmeros equipamentos, tendo como o principal exemplo dessa afirmação, o radar.Este trabalho visa trazer à luz, conceitos básicos relativos à navegação nas regiões polares bem como seus reveses, abordando alguns aspectos meteorológicos e buscando esclarecer o navegante a respeito da movimentação de icebergs e também suas áreas de incedência dependendo da estação do ano. When making a navigation in high latitudes, the sailor face extreme risks conditions not only for integrity of your vessel but and its safe operation but also the lives of all crew members. Such conditions are due to climatological factors that are relate |
Abstract: | When makinga navigation in high latitudes, the sailor face extremerisksconditions not only forintegrityof your vessel but and its safe operation but alsothe lives of all crew members. Such conditions are due to climatological factors that are related to the proper polarregions which, in turn, are due mainly to the very curvature of the planet and the consequenticidence ofthe sunlight in their regions.It is noteworthy that one of the elements most dangerous in terms of risk tothe safe navigation in the polar regions is the iceberg in spite of all technology used in currently hipping. Such technology, in turn, apply to many devices, with the main claim of this example, the radar.This work aims to bring to light, basic concepts related to navigation in the Polar Regionsand their setbacks, addressing some meteorological aspects and seeking to clarify the navigator regarding the movement of icebergs and also their areas of frequency,depending on the season. Ao efetuar uma navegação em altas latitudes, o navegante se depara com condições de extremo risco tanto à integridade de sua embarção e sua operação segura como às vidas de todos os tripulantes. Tais condições são decorrentes de fatores climatológicos inerentes às próprias regiões polares os quais, por sua vez, se devem, principalmente à própria curvatura do planeta e a consequente incidência de raios solares nas respectivas regiões.Vale ressaltar que um dos elementos que mais oferece risco à navegação segura nas regiões polares é o iceberg a despeito de toda tecnologia empregada na navegação atualmente. Tais tecnologia, por sua vez, aplicam-se a inúmeros equipamentos, tendo como o principal exemplo dessa afirmação, o radar.Este trabalho visa trazer à luz, conceitos básicos relativos à navegação nas regiões polares bem como seus reveses, abordando alguns aspectos meteorológicos e buscando esclarecer o navegante a respeito da movimentação de icebergs e também suas áreas de incedência dependendo da estação do ano. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844028 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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