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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Análise e melhoria de processos dos estágios em cursos do Sistema de Ensino Naval: o caso da realização do Estágio Inicial em um Navio da Marinha do Brasil
Autor(es): Vidal, Mario Cesar Rodríguez
Autor(es): Machado, Thiago Muzi
Orientador(es): Vidal, Mario Cesar Rodríguez
Palavras-chave: Ergonomia
Adestramento
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia naval
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Descrição: Nesta Dissertação é explorado o processo de realização dos Estágios Inicial e de Aplicação em cursos do Sistema de Ensino Naval, mais especificamente sobre a dificuldade de execução das tarefas atribuídas aos militares em estágio. Foi abordado como ponto específico, as normas estabelecidas para realização dos estágios e a sua execução na prática, considerando todas as dificuldades que os Navios possuem de encaixar a execução de tais tarefas a suas rotinas atribuladas. O intuito foi elevar ao máximo o número das tarefas executadas pelos estagiários, fazendo uma ponte entre o que o Sistema de Ensino Naval julga necessário para capacitar os estagiários e o que realmente contribuirá para o que se necessita a bordo dos Navios da Marinha em termos de capacidade do seu pessoal. O estudo empírico foi concretizado pela condução da análise ergonômica em um Navio da Marinha do Brasil, buscando o entendimento da rotina de bordo e das inúmeras atividades inerentes da atividade militar e a diminuição da distância entre o preconizado nas normas e o que é exequível dentro desta rotina. Diante dos resultados obtidos, foi possível apresentar algumas rotinas que ajudam no propósito de que seja minimizado as tarefas não executadas, contribuindo para a aplicação prática de conceitos teóricos ministrados nos cursos do Sistema de Ensino Naval e aprimoramento curricular destes mesmo cursos.
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção.
Abstract: This dissertation explores the process of initial stage and application related to the course of Naval Education System, specifically in what concerns the difficulty to implement certain tasks assigned to military in training. As a central topic of this work, it will be discussed the specific dificulties to implement norms related to the practice and execution of obligations during military internship, as a matter of fact, it is relevant to report that there is a lot of effort to adapt to troubled routines of the vessel. The aim is to maximize the efficiency and quantity of taks performed by the trainees, taking in consideration what the Naval Education System interprets as necessary to capacitate its trainees and what would really contribuite to the routine and training during internship. The empirical study is carried out by ergonomic analysis in the a Navy Ship in Brazil, in order to understand the routine on board and the innumerable activies perfomed by the trainnees during internship, so that it would be possible to understand what the norms command and what is acctually done in practice. Given the results obtainted, it is possible to present some alternatives, in order to minimize the consequences of non perfomed tasks. So that, it would contribuite to improve the pratical application of theoretical concepts taught in the courses of the naval education system.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844279
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Dissertações

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