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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844395
Título: | Avaliação de desempenho em redes tolerantes a atrasos para o trâmite seguro de mensagens táticas na Marinha do Brasil |
Autor(es): | Salles, Ronaldo Moreira Maranhão, Paulo Henrique Coelho |
Autor(es): | Falcão, Davi Marinho de Araújo |
Orientador(es): | Salles, Ronaldo Moreira Maranhão, Paulo Henrique Coelho |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Instituto Militar de Engenharia (IME) |
Descrição: | As Redes Tolerantes a Atrasos (DTN) são uma evolução das Mobile Adhoc Network (MANET) sendo que as DTN atuam em cenários onde os nós estão esparsamente distribuídos,com baixa densidade, cuja conexão seja intermitente e onde uma infraestrutura fim-a-fim não esteja disponível. Por isso, as DTN são recomendáveis para aplicações de alta latência que podem durar de horas até mesmo dias. O cenário marítimo possui características que justificariam o uso de redes DTN, contudo a preocupação com a segurança dos dados também é um aspecto relevante para esse tipo de arquitetura. Por essa razão esse trabalho propõe avaliar Redes Tolerantes a Atrasos no cenário marítimo envolvendo os navios da Marinha do Brasil juntamente com helicópteros para o encaminhamento de mensagens táticas, levando-se em consideração aspectos de segurança nos perímetros onde os contatos acontecem. As simulações compararam o desempenho dos protocolos Epidemic, Spray and Wait e Direct Delivery em 3 diferentes cenários com dimensões distintas. A utilização de Análise Discriminante como técnica de classificação para selecionar os perímetros seguros foi uma sugestão de melhoria do protocolo Epidemic para o bloqueio de conexões classificadas como sendo inseguras. A função discriminante detectou e bloqueou todas as conexões classificadas como inseguras, contudo, por esse motivo, houve também uma queda na média de mensagens entregues. |
Abstract: | Delay-Tolerant Networks (DTN) are an evolution of the Mobile Adhoc Network (MANET) where DTN act in scenarios where nodes are sparsely distributed, with low density, whose connection is intermittent and where an end-to-end infrastructure is not available. Therefore, DTNs are recommended for high latency applications that can last from hours to even days. The maritime scenario has characteristics that would justify the use of DTN networks, however the concern with data security is also a relevant aspect for this type of architecture. For this reason, this work proposes to evaluate Tolerant Networks to Delays in the maritime scenario involving the ships of the Brazilian Navy along with helicopters for the forwarding of tactical messages, taking into account aspects of security in the perimeters where the contacts take place. The simulations compared the performance of the Epidemic, Spray and Wait and Direct Delivery protocols in 3 different scenarios of different sizes. The use of Discriminant Analysis as a classification technique to select the safe perimeters was a suggestion of improvement of the Epidemic protocol for blocking connections classified as being insecure. The discriminant function detected and blocked all connections classified as unsafe, however, for this reason, there was also a decrease in the average number of messages delivered. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844395 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Dissertações |
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