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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Política de manutenção de meios navais
Título(s) alternativo(s): Reflexos da sistemática de abastecimento de sobressalentes na manutenção dos motores diesel de meios navais da Marinha do Brasil
Autor(es): Portela, Marcos Luiz
Autor(es): Chicarino, Glauco Calhau
Chicarino, Glauco Calhau
Orientador(es): Portela, Marcos Luiz
Palavras-chave: Poder naval - Brasil
Data do documento: 2018
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O objetivo principal deste trabalho é otimizar as grandes revisões de motores diesel em meios navais da Marinha do Brasil. Foi conduzida uma pesquisa exploratória e aplicada buscando identificar referenciais teóricos, analisar a interdependência do abastecimento de sobressalentes com a função logística manutenção de motores e analisar e comparar diferentes possibilidades de contratação de revisão de motores. A manutenção de motores na Marinha do Brasil é regida pelo Sistema de Manutenção Planejada emitido pelo Setor de Material. O Programa Geral de Manutenção identifica, anualmente, os meios navais que serão manutenidos e os tipos de períodos de manutenção a que serão submetidos. A sistemática de abastecimento de sobressalentes para as revisões programadas provê, a partir da determinação de necessidades do Setor Operativo, os itens e componentes que serão utilizados nas manutenções de motores diesel. Existe um problema factual, que é a existência de demanda reprimida de revisões de motores e o atraso na prontificação de meios navais em manutenção devido à falta de sobressalentes. O conceito de disponibilidade operacional e de maintenance downtime são relevantes para otimizar o período de manutenção dos meios navais.
Abstract: This paper aims to optimize the major overhaul of diesel engines applied in Brazilian Navy ships. An exploratory and applied research has been conducted in order to identify theoretical references, to analyze the interdependence of spare parts supply with the engines logistic maintenance function and to analyze and compare different possibilities of engine`s major overhaul contracts. The engine`s maintenance in Brazilian Navy must obey a Planned Maintenance System issued by the Material Sector. The General Maintenance Program identifies, for each year, the navy ships that will be repaired and the kind of maintenance that they will be subjected. The spare parts supply rooutine provides for scheduled engines overhaul established by the Operational Sector, provides the items and components that will be used in the engines maintenance. There is a problem, currently, that is the existence of a restrained demand of engine overhauls and delay to perform the ships maintenance on time due to lack of spares. The concept of operational availability and maintenance downtime are relevant to optmize the navy ships maintenance program.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844410
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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