logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844453
Título: Liderança na Marinha do Brasil: desafio cultural geracional diante das Megatendências de 2030
Autor(es): Souza, Antônio José Neves de
Autor(es): Silva, Leovaldo Santos e
Orientador(es): Souza, Antonio José Neves de
Palavras-chave: Competências Emocionais
Pipeline de Liderança
Data do documento: 2019
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: A Quarta Revolução Industrial, causada pela conexão tecnológica, impactará as sociedades, a economia e a política de uma forma jamais imaginada, motivo pelo qual se exige a máxima atenção da Marinha do Brasil. Mesmo porque necessita desenvolver seus recursos materiais, financeiros e humanos, de forma a cumprir sua missão constitucional de preparar e empregar o Poder Naval para a garantia da defesa da Pátria e o alcance de sua Visão de Futuro: ser uma Força moderna, aprestada e motivada, com alto grau de independência tecnológica. Diante desse contexto, a Marinha priorizou a capacitação de seu Pessoal, a fim de aprimorar as competências técnicas de sua força de trabalho. Implantou o Programa de Gestão de Pessoas, baseado na Gestão por Competências, uma vertente da Gestão do Conhecimento, para atender ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos. Nesse ínterim, a Instituição se depara com um desafio cultural a ser trabalhado, acerca da relação entre a liderança e a ética, razão pela qual necessita cultivar novas competências emocionais, de fundamental importância para o líder do futuro. Este estudo tem por objetivo inicial a identificação das principais características socioculturais das Gerações que compõem a força de trabalho da Marinha do Brasil, cujos representantes são capazes de potencializar as interações sociais de cooperação, competição e conflito no ambiente organizacional. Em segundo lugar, propor o aprimoramento da Gestão de Liderança no âmbito da Marinha do Brasil, a partir de um modelo formal de desenvolvimento de aptidões de seus líderes e liderados. Durante o estudo, constatou-se que muitas ações práticas já foram empreendidas, porém, fora identificado que a Marinha ainda não dispõe de um modelo formal para desenvolver, acompanhar e avaliar o nível de liderança ideal de gerência de si mesma. Isso em se tratando do elemento organizacional de cunho individual, do líder que é gerente de outros, quanto aos cargos e funções que são ocupados no decorrer da Carreira, até o chamado gerente corporativo, relacionado à assunção do cargo de Comandante da Marinha. Por essa razão, esta pesquisa propõe à Instituição a adoção do Modelo Pipeline de Liderança, com vistas a garantir o permanente desenvolvimento das habilidades, do gerenciamento do tempo e dos valores de nossos líderes. Dessa forma se acredita que a MB será capaz de garantir um adequado nível de influência entre seus líderes e liderados, aspecto que se constitui a verdadeira essência de toda liderança.
Abstract: The Fourth Industrial Revolution caused by the technological connection will impact societies, the economy and politics in a way never imagining, which is why the Brazilian Navy needs the utmost attention. Even because it needs to develop its material, financial and human resources in order to fulfill its constitutional mission of preparing and employing naval power for the defense of the homeland and the achievement of its vision of the future: to be a modern, prepared and motivated force with a high degree of technological independence. In this context, the Navy has prioritized the training of its personnel in order to improve the technical skills of its workforce. Implemented the People Management Program based on Management by Skills, a part of Knowledge Management, to meet the Submarine Development Program. In the meantime, the Institution faces a cultural challenge to be worked on about the relationship between leadership and ethics, which is why it needs to cultivate new emotional skills, which are of fundamental importance to the leader of the future. The aim of this study is to identify the main sociocultural characteristics of the Generations that make up the Brazilian Navy workforce, whose representatives are capable of enhancing the social interactions of cooperation, competition and conflict in the organizational environment. Secondly, to propose the improvement of Leadership Management within the Brazilian Navy based on a formal model of skills development of its leaders and followers. During the study, it was found that many practical actions have already been taken, but it was identified that the Navy does not yet have a formal model for developing, monitoring and evaluating the ideal level of leadership management itself. This concerns the organizational element of an individual nature, from the leader who is the manager of others, regarding the positions and functions that are occupied during the Career, to the so-called corporate manager, related to the assumption of the position of Navy Commander. For this reason, this research proposes to the Institution the adoption of the Leadership Pipeline Model, in order to guarantee the permanent development of the skills, time management and values of our leaders. Thus, it is believed that MB will be able to guarantee an adequate level of influence among its leaders and followers, which is the true essence of all leadership.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844453
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEOVALDO.pdf413,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.