Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Rocha, Orlando Carlos Souza da | - |
dc.contributor.advisor | Rocha, Orlando Carlos Souza da | pt_BR |
dc.contributor.author | Nousiainen, Yuri Hannes | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T16:34:03Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03T16:34:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844459 | - |
dc.description | A presente monografia tem como objetivo estudar o panorama atual e as perspectivas futuras da navegação de cabotagem no Brasil, estabelecendo uma conexão com seu histórico intimamente ligado com o desenvolvimento das cidades litorâneas e do Brasil, desde os primeiros séculos, após o descobrimento, expondo a situação presente, em que existe um subaproveitamento de seu potencial, apesar das condições que o país apresenta com portos naturais e sua extensa costa navegável. São apresentados os problemas que impedem o crescimento da navegação como a pouca eficiência portuária, o preço do combustível marítimo, que na cabotagem tem custo mais elevado, o grande número de empresas de navegação estrangeiras realizando, indevidamente, a cabotagem na costa brasileira, bem como a burocracia e até mesmo a cultura rodoviária do país, que foi criada na década de 1930 do século passado, no governo do então Presidente Washington Luís. Além disso, também é abordada a importância da Petrobras na cabotagem com seu grande número de embarcações em operação e o volume de mercadorias transportadas. O trabalho conclui apresentando soluções para o aumento da navegação de cabotagem no Brasil, como a necessidade de serem criadas conexões entre modais diferentes, repensar a política de tratamento fiscal das empresas de navegação, a criação de "Hub Ports" para a distribuição de cargas, as vantagens de se utilizar a navegação de cabotagem, em conjunto com outros modais, no que se chama de multimodalidade e a importância de promover um esforço de conscientização do Poder Público acerca da importância da navegação de cabotagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present monograph aims to study the current overview and future perspective of Brazil's cabotage navigation, stablishing a connection with its history closely linked with the development of coastal cities and Brazil since the first centuries after the discovery with its current situation where its potential is under utilised despite the natural conditions that our country presents such natural ports and extensive navigable coast. It is presented the problems that impede its growing such as low efficiency of ports, the bunker price which on cabotage has a higher cost, the great number of foreign shipping companies using improperly our coast for cabotage as well as the burocracy involved and even the the road culture of our country which was created on decade of 30 of last century during the government of President Washington Luís. Besides this, it is discussed the importance of Petrobrás on the cabotage with her big number of vessels operating and the volume of cargoes transported. The work is concluded presenting some solutions for the increase of cabotage in Brazil, such as the creation of connections betweens different modals, rethink the tax treatment of navigation companies, the creation of "Hub Ports" for the distribution of cargoes and the advantages of using this transport modal together with other modals in the process called multimodality and the importance to promote a consciouness effort of public power regarding the importance of cabotage navigation | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem | pt_BR |
dc.subject | Navegação de Cabotagem | pt_BR |
dc.title | A navegação de cabotagem no Brasil: sua história, cenário atual e importância como uma das alternativas eficazes para o futuro do transporte de cargas no Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Abastecimento: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia APNT.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.