logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844492
Título: Os efeitos do baixo nível de enxofre dos combustiveis nos motores, uma visão geral
Autor(es): Ramos, Ramesses Cesar da Silva
Autor(es): Santiago, Gilvan Costa
Orientador(es): Ramos, Ramessés Cesar da Silva
Palavras-chave: Engenharia Naval
Máquinas e motores
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia naval
Data do documento: 2019
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
Descrição: O presente trabalho disserta sobre as mudanças a serem tomadas a partir de 2020 no que diz respeito à quantidade de enxofre presente nos combustíveis fosseis usados como fonte de energia na maioria dos navios ao redor do mundo. Esse tema é de suma importância uma vez que o maquinário existente nas frotas atuais foi produzido em época anterior a adoção de tais mudanças e não está totalmente preparado para o uso de combustível com baixo teor de enxofre, frente a isso várias fornecedoras de motores, auxiliares e principais, têm se empenhado em achar alternativas ou tecnologias que não inutilizem seus maquinários mais antigos após a adoção de mudança. Será abordado também quais serão algumas dessas mudanças, alternativas para o óleo pesado e uma visão geral sobre o anexo VI da MARPOL 73/78, que é a regulamentação internacional que dita as regras relativas à poluição do meio ambiente focando no ar.
Abstract: This work discusses about the upcoming changes in 2020 regarding the quantity of sulfur present on the marine fuel oil used as main power source on most of the vessels around the world. This theme is of great importance since most the machinery used nowadays on the worldwide shipping industry has been produced in time before these changes and they are not fully prepared to the use of Low sulfur Fuel Oil. Facing these changes most of the Engine suppliers are putting some work on finding alternatives and technologies so their machinery withstands the long-term use of Low Sulphur fuel after the new rule applies. Throughout the essay we will talk about the International Convention for the Prevention of Pollution from Ships, MARPOL focusing on its annex VI that is about the air pollution, we will talk about alternatives for the heavy fuel and some technologies and a general overview about the MARPOL ANNEX whose treats the air pollution.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844492
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GILVAN APMA 01-19.pdf677,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.