logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844497
Título: Plano de Gestão da Eficiência Energética em Navios
Autor(es): Ramos, Ramessés Cesar da Silva
Autor(es): Zappeline, Alexandre Borges
Orientador(es): Ramos, Ramessés Cesar da Silva
Palavras-chave: Desempenho de Máquinas de Combustão Interna
Rendimento termodinâmico
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia naval
Data do documento: 2019
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
Descrição: A elaboração de procedimentos para a implantação de um plano de gestão da eficiência energética em navios se tornou uma exigência imposta por códigos e convenções internacionais como a MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships) e o ISM CODE (International Safety Management Code) evidenciando suas implicações na redução de custos, economia de combustível, desperdício de energia, preservação ambiental e sustentabilidade. Assim, no setor marítimo, a necessidade de metodologias e estudos que visem a eficiência energética é demostrada pela redução das emissões de Dióxido de Carbono a partir da introdução de medidas operacionais e técnicas que resultem em melhor aproveitamento de recursos. A obtenção destes resultados tem o seu enfoque no desenvolvimento teórico e matemático do desempenho de máquinas de combustão interna e suas características termodinâmicas no que tange a comparação entre o consumo real reportado e o consumo calculado pelo projeto do motor, em análises do mapa de consumo total por recursos computacionais e adoção de boas práticas que proporcionem melhor eficiência energética do navio. A abordagem é expositiva, qualitativa e quantitativa contendo parâmetros e condições operacionais avaliados através da coleta de dados por instrumentos computacionais.
Abstract: A elaboração de procedimentos para a implantação de um plano de gestão da eficiência energética em navios se tornou uma exigência imposta por códigos e convenções internacionais como a MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships) e o ISM CODE (International Safety Management Code) evidenciando suas implicações na redução de custos, economia de combustível, desperdício de energia, preservação ambiental e sustentabilidade. Assim, no setor marítimo, a necessidade de metodologias e estudos que visem a eficiência energética é demostrada pela redução das emissões de Dióxido de Carbono a partir da introdução de medidas operacionais e técnicas que resultem em melhor aproveitamento de recursos. A obtenção destes resultados tem o seu enfoque no desenvolvimento teórico e matemático do desempenho de máquinas de combustão interna e suas características termodinâmicas no que tange a comparação entre o consumo real reportado e o consumo calculado pelo projeto do motor, em análises do mapa de consumo total por recursos computacionais e adoção de boas práticas que proporcionem melhor eficiência energética do navio. A abordagem é expositiva, qualitativa e quantitativa contendo parâmetros e condições operacionais avaliados através da coleta de dados por instrumentos computacionais. Palavras-chave: Eficiência Energética. Plano de Gestão. Desempenho de Máquinas de Combustão Interna. Rendimento Termodinâmico. ABSTRACT The development of procedures for the implementation of a ship energy efficiency management plan has become a requirement imposed by international codes and conventions such as the MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships) and ISM CODE (International Safety Management Code), highlighting its implications for cost reduction, fuel economy, waste of energy, environmental preservation and sustainability. Thus, in the maritime sector, the need for methodologies and studies that aim at energy efficiency is demonstrated by the reduction of Carbon Dioxide emissions from the introduction of operational and technical measures that result in a better use of resources. The results obtained are focused on the theoretical and mathematical development of the performance of internal combustion engines and their thermodynamic characteristics as regards the comparison between the actual consumption reported and the consumption calculated by the engine design, in the analysis of the total consumption map by computing resources and adoption of good practices that provide better ship energy efficiency. The approach is expositive, qualitative and quantitative, containing parameters and operational conditions evaluated through the collection of data by computational instruments.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844497
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de Gestão da Eficiência Enegética em Navios .pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.