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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Crispim, José António Almeida | - |
dc.contributor.advisor | Crispim, José António Almeida | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Jorge Diniz da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T13:01:58Z | - |
dc.date.available | 2020-03-26T13:01:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844532 | - |
dc.description | O desenvolvimento e aplicação de técnicas e ferramentas de gestão de riscos que sejam flexíveis e adaptáveis às rápidas mudanças de ambiente que permeiam os projetos são fundamentais, a medida que contribuem com o aprimoramento das atividades de planejamento e controle destes empreendimentos, promovem uma melhor compreensão sobre possíveis ameaças aos objetivos desses projetos e geram subsídios relevantes para um processo de tomada de decisão mais assertivo e eficiente, resultanto muitas vezes em economia de tempo e recursos. Ao observar a existência de uma lacuna, tanto a nível institucional, no que tange a falta de um gerenciamento de riscos formal para projetos de construção de navios militares da Marinha do Brasil, quanto a nível de literatura, tendo em vista a escassez de estudos diretamente relacionados com a identificação e análise de riscos para projetos desta natureza, a primeira parte desta pesquisa teve como objetivo desenvolver um diagrama sintético de riscos, que permitisse às equipes e gerentes de projetos conhecerem os riscos e as causas mais comuns, relacionados a atrasos de entrega e sobrecustos nestes tipos de projetos e, ainda, perceberem como estas variáveis se relacionam. A partir de uma extensa revisão de literatura, síntese e agrupamento de variáveis, foi elaborado um diagrama primário e apresentado a um painel delphi, composto por especialistas com experiência profissional relacionada a construção destes meios navais, que chegaram a um consenso sobre as variáveis que efetivamente deveriam compor o diagrama. A segunda parte da pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo de riscos, utilizando o diagrama validado como um instrumento de análise de riscos, em conjunto com outras ferramentas, baseadas em princípios da lógica fuzzy e teoria bayesiana. Este modelo foi elaborado a partir da literatura e aplicado a dois estudos de caso, envolvendo projetos de construção de navios, com objetivo de verificar a sua funcionalidade. Por fim, os resultados foram apresentados e as diferentes percepções sobre a aplicabilidade do modelo foram discutidas por meio de entrevistas com gerentes e membros das equipes desses projetos. Os resultados sugerem que o modelo é aplicável e que pode trazer uma contribuição relevante para o aprimoramento do gerenciamento de riscos na Marinha do Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | It is fundamental to develop and apply risk management tools and techniques that are flexible and adjustable to the quick environment changes that surround the projects. These tools and techniques help to improve the control and planning activities of the enterprises, to promote a greater understanding of possible threats to the objectives of those projects, and to generate important information for a more assertive and efficient decision-making process, frequently resulting in saving time and resources. Due to an institutional gap, regarding the lack of a formal risk management of Brazilian Navy shipbuilding projects, as well as to a literature gap, in terms of the few studies directly connected to the risks identification and analysis of projects of this nature, the first part of this research is aimed at developing a synthetic risk diagram. This diagram should help the project teams and managers recognize the most common risks and causes related to delivery delays and costs overruns in such projects. They also help to understand how these variables interact. A primary diagram was created from an extensive literature review, variables synthesis and grouping. It was also presented to a Delphi panel, composed of experts with work experience related to shipbuilding, and who reached a consensus regarding which variables should indeed be part of the diagram. Furthermore, the second part of the research aims at the development of a risk model, by using the validated diagram as a risk analysis instrument, together with other tools based on the fuzzy logic and bayesian theory principles. The proposed model was applied to two case studies, concerning shipbuilding projects, in order to check its functionality. Finally, the results were presented and the different perceptions about the applicability of the model were discussed in interviews with managers and team members of those projects. The results suggest the model is applicable and it can contribute to a relevant improvement of the risk management in the Brazilian Navy. | en_US |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Gestão de riscos de projetos | pt_BR |
dc.subject | Análise de riscos | pt_BR |
dc.subject | Projetos de construção de navios | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um modelo sintético para análise de riscos em projetos de construção de navios da marinha do Brasil realizados em estaleiros nacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of a synthetic model for risk analysis of the Brazilian navy shipbuilding projects on domestic shipyards | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.location.country | Portugal | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração: Coleção de Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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