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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Oliveira, Eduardo Hartz de | - |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Eduardo Hartz | pt_BR |
dc.contributor.author | Mesquita, Márcio Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-01T23:35:42Z | - |
dc.date.available | 2020-04-01T23:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844576 | - |
dc.description | O propósito da pesquisa é analisar a viabilidade da Hidrovia do São Francisco, assim como qual seria sua contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, adotando-se uma metodologia descritiva e analítica focada na comparação entre a atual situação de abandono da Hidrovia do São Francisco e exemplos de hidrovias de sucesso no mundo. A pesquisa procurou ainda demonstrar as vantagens da utilização do modal hidroviário em comparação com os modais rodoviários e aéreos. Após inter-relacionar todas as informações disponíveis, concluiu-se que foi um erro privilegiar o uso do modal rodoviário no País, foi possível constatar que a conectividade dos modais existentes deve ser estudada exaustivamente antes de se investir em qualquer modal de transporte. Na verdade, conclui-se que os modais se complementam, e a inserção da Hidrovia do São Francisco com seus afluentes pode trazer agilidade e competitividade em toda cadeia logística e de comunicações daquela região. Ficou evidente ainda a contribuição da reativação da Hidrovia ao desenvolvimento nacional, destacando sobremaneira a posição do Brasil no cenário regional e internacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | C-EMOS 2018 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Geopolítica | pt_BR |
dc.title | Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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