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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributorFlôr, Claudio Rogério de Andrade-
dc.contributor.advisorFlôr, Claudio Rogerio de Andradept_BR
dc.contributor.authorSilva, André Luiz Melo-
dc.date.accessioned2020-04-08T17:33:03Z-
dc.date.available2020-04-08T17:33:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844592-
dc.descriptionApesar dos avanços tecnológicos nos transportes terrestres e aéreos, a maior parte das mercadorias que movimentam o comércio mundial são transportadas por vias marítimas, dentre as quais muitas passam pelo Atlântico Sul, em virtude de características favoráveis ao Tráfego Marítimo (TM), tais como: as ligações com os oceanos Pacífico e Índico, a ausência de obstáculos continentais para a navegação entre os hemisférios e as raras ocorrências de ventos fortes formadores de ciclones. Nesse contexto, torna-se relevante a importância do Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), uma cooperação internacional, constituída pelas Marinhas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai que, há mais de 50 anos, tem contribuído para a defesa das Linhas de Comunicações Marítimas (LCM) do Atlântico Sul por meio da coordenação de exercícios, adestramentos e eventos sobre a doutrina de Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM). O cargo de Coordenador é revezado, a cada dois anos, por Almirantes argentinos, brasileiros e uruguaios. Considerando o fato de que, a partir de março de 2020, a MB exercerá o cargo pela décima vez, foi identificada, como problema, a existência de providências que deveriam ser tomadas com antecedência, bem como a possibilidade de aperfeiçoamento das tarefas sob a responsabilidade do Coordenador. Portanto, o objetivo desta tese foi apresentar sugestões para que a MB, exercendo o cargo de CAMAS, possa contribuir para a defesa das LCM do Atlântico Sul. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas a análise da atual estrutura organizacional da MB visando a assumir o cargo de Coordenador, a identificação de medidas que possibilitariam o aprimoramento dos procedimentos de CNTM e a análise dos possíveis desafios e perspectivas para o biênio 2020/2021, tendo em vista as “novas ameaças” ao TM após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. A metodologia utilizada consistiu em pesquisas bibliográficas baseadas em trabalhos de autores conhecidos por teorias marítimas consagradas, publicações relacionadas ao CAMAS, normas brasileiras como a Política e a Estratégia Nacional de Defesa, e outras fontes de informações provenientes do atual Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM).pt_BR
dc.description.abstractDespite technological advances in land and air transportation, most of the goods that move world trade are transported by sea, many of which pass through the South Atlantic, due to characteristics favorable to Maritime Traffic (TM), such as the links with the Pacific and Indian oceans, the absence of continental obstacles to navigation between the hemispheres and the rare occurrence of strong cyclone winds. In this context, it becomes relevant the importance of the South Atlantic Maritime Area Coordinator (CAMAS), an international cooperation constituted by the Argentine, Brazilian, Paraguay and Uruguayan Navies that, for more than 50 years, has contributed to the defense of the South Atlantic Maritime Communications (LCM) by coordinating exercises, training and events about the Naval Maritime Traffic Control (CNTM) doctrine. The position of Coordinator is rotated every two years by Argentine, Brazilian and Uruguayan Admirals. Considering the fact that from March 2020, MB will hold the position for the tenth time, it was identified as a problem the existence of measures that should be taken in advance, as well as the possibility of improving the tasks under the responsibility of the Coordinator. Therefore, the objective of this thesis was to present suggestions that MB, acting as CAMAS, could contribute to the defense of the South Atlantic LCM. To achieve this objective, was done an analysis of the current organizational structure of MB aiming to assume the Coordinator, the identification of measures that would make it possible to improve CNTM procedures and an analysis the possible challenges and prospects for the 2020/2021 biennium, in view of the “new threats” to the TM after the terrorist attacks of September 11, 2001 in the USA. The methodology used consisted of bibliographic research based on works by authors known for consecrated maritime theories, publications related to CAMAS, Brazilian rules such as the National Defense Policy and Strategy, and other sources of information from the current Maritime Policy and Strategy Course (C-PEM).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.relation.ispartofApresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas - C-PEM 2019pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAtlântico Sul - Coordenaçãopt_BR
dc.subjectComunicação marítimapt_BR
dc.subjectControle Naval do Tráfego Marítimopt_BR
dc.subjectTráfego marítimopt_BR
dc.titleA Marinha do Brasil como coordenador da área marítima do Atlântico Sul (CAMAS), no biênio 2020/2021 - desafios e perspectivaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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