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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: A Capacidade de construção naval no país e o Programa de Reaparelhamento na Marinha: O potencial dos estaleiros brasileiros e do Arsenal de Marinha Rio Janeiro
Título(s) alternativo(s): Programa de Reaparelhamento na Marinha
Autor(es): Maurício, Walter
Autor(es): Pereira, Jorge Antonio Coutinho
Orientador(es): Maurício, Walter
Palavras-chave: Construção Naval
Brasil
Estaleiro naval - Brasil
Reaparelhamento
Data do documento: 2019
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Este trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas, teve como objetivo principal levantar o potencial dos estaleiros de todas as regiões do Brasil, desde os de médio porte até os de grande porte, com o propósito de identificar o potencial de utilização desses, pois é um valioso recurso para a execução do Programa de Reaparelhamento da Marinha, principalmente em razão da escassez de recursos e mão de obra do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). Nesse sentido, descreveu-se a estrutura da área governamental no que tange à construção naval, de modo a possibilitar uma melhor compreensão do sistema de apoio e subsídios à construção naval. Assim, foi privilegiada a descrição de construtores navais brasileiros que apresentem potencial de contribuir para construção de navios militares, pois eles devem atender requisitos diferentes dos navios mercantes, tais como: armamento, velocidade e agilidade. Nessa trajetória, foram investigados alguns dos principais eventos de construção de belonaves como: Fragatas Classe Niterói, Corvetas, Submarinos, Navios Classe Tamandaré, Navios Patrulha de 200 e 500 toneladas. Ademais, foi examinado o AMRJ, que historicamente foi o realizador dos grandes eventos que marcaram a evolução da construção naval militar, concentrando-se na identificação de um dos seus principais desafios: a deficiência da força de trabalho. Por fim, conclui-se que a utilização de estaleiros particulares de médio e grande porte, aliada à contratação de mão de obra terceirizada, é um recurso indispensável para aumentar a eficiência e a produtividade da construção naval e construção de meios navais previstos no Programa de Reaparelhamento da Marinha
Abstract: The main aim of this study - based on bibliographic research and interviews - is to survey the potential of the shipyards from all Brazilian regions (from medium to large sized shipyards), in order to identify their potential use as they represent a valuable resource for the implementation of the Navy's re-equipement program; especially due to the scarcity of resources as well as the manpower shortage from the AMRJ (Rio de Janeiro Navy Arsenal). Therefore, the structure of the governmental area, regarding the shipbuilding, was described in order to allow a better understanding of the shipbuilding support system and subsidies. Thus, the description of Brazilian shipbuilders with potential to contribute to the construction of military ships was privileged, as they must meet requirements, wich are different from the merchant ships, such as follows: weaponry, speed and agility. In this way, some of the most important warships building events were researched: Niterói Class Frigates, Corvettes, Submarines, Tamandaré Class Ships as well as 200 and 500 tons Patrol Ships. In addition, the Rio de Janeiro Navy Arsenal was examined - which historically was the maker of the major events that determined the evolution of military shipbuilding - focusing on identifying one of its main challenges: the shortcoming of the workforce. Finally, it is concluded that the use of medium and large sized private shipyards, associated with the hiring of outsourced labor, is an indispensable resource to increase not only the shipbuilding industry's efficiency and productivity, but also the Navy's re-equipement
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844606
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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