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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributorCorrêa, Claudio Rodrigues-
dc.contributor.advisorCorrêa, Claudio Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Fernando Antonio-
dc.date.accessioned2020-05-26T15:07:53Z-
dc.date.available2020-05-26T15:07:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844640-
dc.descriptionNesta dissertação foi estudada a capacitação profissional das praças do Corpo de Praças da Armada, abordando a relação de interdependência entre tecnologia militar, estratégia naval e o preparo dos marinheiros, partindo-se de referências históricas, militares e educacionais pertinentes ao tema. A análise teve por base uma investigação acerca da educação profissional no âmbito da Marinha do Brasil, abordando seus aspectos históricos, organizacionais e normativos, a fim de verificar se a educação técnica-profissional atualmente adotada na capacitação de militares do Corpo de Praças da Armada é suficiente para atender as demandas provocadas pelo emprego de novas tecnologias militares em função da modernização dos meios navais, incluindo aquelas promovidas pelo Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil. Constatou-se que a educação técnica-profissional atualmente adotada na capacitação de militares do Corpo de Praças da Armada, restrita ao nível médio de ensino, não é suficiente para atender as demandas provocadas pelo emprego de novas tecnologias militares, visto que estas exigem uma base de conhecimentos científico-tecnológico disponível apenas no ensino superior, através da graduação em cursos superiores de tecnologia. Para melhor preparar o marinheiro do século XXI, sugere-se que a Marinha do Brasil insira a educação profissional tecnológica de graduação no Sistema de Ensino Navalpt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation the professional training of the Corpo de Praças da Armada was studied, addressing the interdependence relationship between military technology, naval strategy and the preparation of seamen, starting from historical, military and educational references pertinent to the theme. The analysis was based on an investigation about professional education in the Brazilian Navy, addressing its historical, organizational and normative aspects, in order to verify if the technical and professional education currently adopted in the training of soldiers of the Corpo de Praças da Armada is sufficient to meet the demands arising from the use of new military technologies due to the modernization of naval assets, including those promoted by Plan of Articulation and Equipment of the Brazilian Navy. It was verified that the technical-professional education currently adopted in the training of military of the Corpo de Praças da Armada, restricted to the average level of education, is not enough to meet the demands provoked by the use of new military technologies, since these require a base of scientific and technological knowledge available only in higher education, through graduation in higher technology courses. In order to better prepare the sailors of the 21st century, it is suggested that Brazilian Navy insert professional undergraduate technological education in the Naval Education Systempt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.relation.ispartofDissertação (Mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2018pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência Naval - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEducação Navalpt_BR
dc.subjectMilitares - Capacitaçãopt_BR
dc.titleCapacitação tecnológica de militares do corpo de praças da armada para a marinha do século XXI: uma proposta de educação profissionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Dissertações

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