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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Pinto, Fernando A. N. Castro | - |
dc.contributor | Ramos, Marcos Tadeu Nazareth | - |
dc.contributor.advisor | Pinto, Fernando A. N. Castro | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ramos, Marcos Tadeu Nazareth | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rodrigo Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T23:00:57Z | - |
dc.date.available | 2020-06-08T23:00:57Z | - |
dc.date.issued | 2020-05 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844661 | - |
dc.description | Este trabalho tem como objetivo principal analisar a implementação das técnicas de FMEA no programa de manutenção dos navios da Marinha do Brasil, além de contribuir para a solução dos diversos desafios encontrados em sua logística de manutenção. Foi realizada uma pesquisa exploratória, em busca do referencial teórico do histórico da implementação da técnica em diversos setores das organizações mundiais. A FMEA surgiu em meados de 1949, era utilizada pelo exército americano para identificar as possíveis falhas nos sistemas militares e começou a ser adotada pela NASA na década seguinte. Já nos anos 70, foi adotada na indústria automotiva, onde se faz presente até hoje. Sendo globalmente utilizada, suas técnicas bem difundidas e seus resultados demonstram um aumento na eficiência da gestão de manutenção. Torna-se fundamental o pleno conhecimento pela Marinha do Brasil e sua aplicação nos seus meios operativos, principalmente no momento pelo qual se passa de dificuldades para manter seus meios navais, devido ao aumento nos custos, em decorrência de manutenções com foco preventivo, restrições orçamentárias do país, somado à idade avançada dos navios. A implementação de uma técnica até então pouco explorada pela instituição, provavelmente terá resistência de seus membros e deverá ser coordenada entre seus diversos setores e implantada gradualmente, de forma que os resultados tragam a importância da expansão o processo. Esta técnica poderá atuar de forma eficiente na política de manutenção da Marinha do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Monografia do Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Propulsão Naval (CIAW) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Propulsão Naval | pt_BR |
dc.subject | Manutenção de Navios | pt_BR |
dc.title | Aplicação das Técnicas FMEA na propulsão naval: a importância das técnicas FMEA nos navios da Marinha do Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Engenharia naval | - |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC CAPA PN 1T Ramos.pdf | 385,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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