logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorAlho, Alexandre Teixeira de Pinho-
dc.contributorDutra, Daniel Lacerda-
dc.contributor.advisorAlho, Alexandre Teixeira de Pinhopt_BR
dc.contributor.advisorDutra, Daniel Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorLima Neto, Wilson Pereira de-
dc.date.accessioned2020-06-08T23:08:50Z-
dc.date.available2020-06-08T23:08:50Z-
dc.date.issued2020-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844665-
dc.descriptionAo nos debruçarmos nos compêndios de nossa história, milhares de anos antes de Cristo, surgiu o primeiro advento no qual utilizava a potência fluida para geração de energia, a roda d’água, que através de dutos auxiliava na distribuição de água na Roma antiga. A Primeira Guerra Mundial foi o marco inicial para o uso do fluido como transmissão de potência. Desde então, o seu uso vem sido constante devida a auto lubrificação do seu sistema e, principalmente, pela facilidade de controle da velocidade, independente do sentido. Nos tempos atuais, os navios da Marinha do Brasil (MB) utilizam o óleo lubrificante para inúmeras finalidades, desde a lubrificação e resfriamentos de circuitos, até a transmissão de energia, que são os óleos lubrificantes hidráulicos, utilizados em plataformas elevatória, movimentação das pás do hélice, entre outros. A maioria das belonaves são de origens distintas e foram adquiridas no século passado, assim, suas tecnologias já estão se tornando ultrapassadas. Os equipamentos, quando avariados, muitas das vezes não podem ser reparados em virtude da dificuldade de aquisição de seus sobressalentes por se encontrarem obsoletos no mercado. Haja vista os óleos hidráulicos e suas características, que, através de estudos, vão se aprimorando ao longo dos anos, mudando suas características primitivas a fim de se adequar aos parâmetros no qual serão submetidos. Boa parte dos navios da MB faz uso dos Hélices de Passo Controláveis (HPC) por darem ênfase a manobrabilidade e não a eficiência. Tais hélices utilizam o fluido hidráulico para mover as suas pás de acordo com a demanda solicitada e como máquinas hidráulicas têm a facilidade de inverter o sentido do fluxo, motivo que reitera o motivo do seu uso: manobrabilidade. Portanto, por terem origem distintas quanto a projeto e estarem em constante modificação, os óleos hidráulicos variam de um meio para outro dificultando a aquisição. Logo, elaborando projetos nacionais e padronizando os referidos óleos, evitar-se-á obsolescências e incompatibilidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW)pt_BR
dc.relation.ispartofMonografia do Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Propulsão Naval (CIAW)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPropulsão Navalpt_BR
dc.subjectÓleo Hidráulicopt_BR
dc.titleDificuldades inerentes à aquisição de navios estrangeiros com ênfase no sistema hidráulico do HPCpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia naval-
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1T Lima Neto - TCC FINAL.pdf755,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.