logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorMedeiros, Priscilla Yung-
dc.contributor.advisorMedeiros, Priscilla Yungpt_BR
dc.contributor.authorRabello, Carlos Fernando Corbage-
dc.date.accessioned2020-07-29T13:50:45Z-
dc.date.available2020-07-29T13:50:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844722-
dc.description.abstractTem por finalidade investigar e identificar o perfil sociocultural dos visitantes de museus na cidade do Rio de Janeiro, suas expectativas de consumo, e seus reflexos nas políticas de gestão adotadas. Para tanto, foram aplicados aos visitantes do Museu Naval um mil e cem (1.100) questionários. Em seguida, os dados foram comparados com os resultados consolidados de outros onze (11) museus do Rio de Janeiro. Esta dissertação ainda se beneficiou dos relatórios produzidos pela Fiocruz (2005) e pelo IBRAM (2011), que serviram também como elemento de comparação. Ao fim, os visitantes que responderam aos questionários foram analisados e distribuídos em cinco classes sociais. Verificou-se que sua maior concentração é do público de alta escolaridade, de grande poder aquisitivo, majoritariamente feminino, e prefere visitar museus em família. Dentre as diversas conclusões, destaca-se, mormente, o fato de os museus não serem inclusivos para o público LGBTO, de idosos, pessoas com baixa renda e escolaridade. Ao contrário, fortalecem e aprimoram o conhecimento daqueles que já o tem, contribuindo para conservar o abismo que separa as classes sociais no Rio de Janeiro. Estão, portanto, na contramão de uma gestão pública que visa a democratização do conhecimento e a aproximação entre as classes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIBMECpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectComportamento de consumidorespt_BR
dc.titleUm estudo sobre o consumidor de muses no Rio de Janeiro: quem são e o que esperam?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00001bc7.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.