Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844731
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Marcelo Muniz | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Pedro Henrique da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-14T13:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844731 | - |
dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações do avanço tecnológico dos navios seja com relação ao seu tamanho, forma de propulsão e equipamentos de navegação, esta evolução trouxe muitos benefícios e quando usada de forma profissional e responsável pode melhorar a eficiência dos propulsores, aumentar o tamanho dos navios, trazendo mais lucro para seus proprietários e com equipamentos de passadiço modernos, melhora a segurança a navegação e evita acidentes. Esta pesquisa utilizou o método descritivo e explicativo, baseado em livros publicações, convenções internacionais e estudo de casos onde é apresentado o acidente com o navio Costa Concordia e o acidente aéreo, Varig 254 de Marabá à Belém, que deixou importantes lições para navegadores tanto na aviação como na aérea marítima, poderemos verificar que apesar de toda tecnologia, não foi suficiente para evitar o acidente, focando em detalhes que posso apontar supostas falhas no comportamento ou atitudes que levaram ou contribuíram para os desastres, chegando a conclusão que precisamos de pessoas cada vez mais treinadas, capacitadas e responsáveis que não usem apenas os equipamentos eletrônicos, contrariando o que estabelece o código STCW na regra VIII/2, arranjos dos serviços de quarto e princípios a serem observados que será tratado com mais detalhes neste trabalho, pois os navios atuais são muito mais seguros e possuem bem mais recursos de manobrabilidade, mas nas mãos de pessoas irresponsáveis de nada podem ajudar. Por fim será abordado projeto de navio inovador, autônomo, elétrico, não tripulado e sua possível consequência para indústria marítima. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work has the objective of analyzing the implications of the technological progress of ships in relation to their size, form of propulsion and navigation equipment, this evolution has brought many benefits and when used in a professional and responsible way can improve the efficiency of the propellers, increase the size vessels, bringing more profit to its owners and with modern footbridge equipment, improves safety on navigation and avoids accidents. This research used the descriptive and explanatory method, based on books publications, international conventions and case studies where the accident with the ship Costa Concordia and the aerial accident, Varig 254 from Marabá to Belém, which left important lessons for navigators in both the airfield as maritime, we will verify that despite all technological, was not enough to avoid tragedy by focusing on details that I can pinpoint alleged flaw in behavior or attitudes that have led or contributed to disasters, coming to the conclusion that we need people every time trained and responsible personnel who do not focus only on electronic equipment, contrary to what is established in the STCW code in regulation VIII / 2, room service arrangements and principles to be observed that will be dealt with in more detail in this work, since ships are much safer and have much more maneuverability The hands of irresponsible people can not help. Finally, an innovative, autonomous, electric, unmanned ship project and its possible consequence for the maritime industry will be approached. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Propulsão | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.subject | Equipamentos | pt_BR |
dc.title | Avanço tecnológico e suas implicações para navegação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Silva_Pedro Henrique da-TCC.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.