logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorCanen, Ana-
dc.contributor.authorAguiar, Natália Morais Corrêa Borges de-
dc.contributor.authorCanen, Ana-
dc.date.accessioned2020-09-28T14:04:36Z-
dc.date.available2020-09-28T14:04:36Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationAGUIAR, Natália Morais C. B. de; CANEN, Ana. Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 53-66, mar. 2007.pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.issn1809-4465-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744-
dc.descriptionThe present article analyses a case study of institutional evaluation in the Brazilian naval education system, from a multicultural perspective that seeks to address the tensionsinherent to evaluative processes. It takes into account the institutional mission of the naval education system, its singular cultural identity, as well as the hybrid influences of the SINAES discourses and those of total quality ineducation, besides theneed to recognise cultural diversity withinits own space as a multicultural organisation. We conclude by suggesting that multiculturalism can help in the understanding of possible ways by which institutional evaluation may help institutions and their actors grow.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação institucional no Sistema de Ensino Naval, a partir de uma perspectiva multiculturalque busca trabalhar as tensões inerentes ao processo avaliativo, levando em conta a missão institucional da Marinha, sua especificidade identitária e cultural, as influências híbridas entre discursos do SINAES e os da qualidade total em educação e a necessidade de reconhecer a diversidade cultural nela própria inerente, como organização multicultural. Concluímos, sugerindo que o olhar multicultural pode ajudar na compreensão de possíveis caminhos pelos quais a avaliação institucional possa avançar no processo de crescimento de instituições e atores educacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectSistema de Ensino Navalpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)pt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.titleImpactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiropt_BR
dc.title.alternativeImpacts of policies of institutional evaluation: a case study in the brazilian naval systempt_BR
dc.typejournalArticlept_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-Ensaio_Natalia.pdf127,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.