Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Canen, Ana | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de | - |
dc.contributor.author | Canen, Ana | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-28T14:04:36Z | - |
dc.date.available | 2020-09-28T14:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Natália Morais C. B. de; CANEN, Ana. Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 53-66, mar. 2007. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-4036 | - |
dc.identifier.issn | 1809-4465 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744 | - |
dc.description | The present article analyses a case study of institutional evaluation in the Brazilian naval education system, from a multicultural perspective that seeks to address the tensionsinherent to evaluative processes. It takes into account the institutional mission of the naval education system, its singular cultural identity, as well as the hybrid influences of the SINAES discourses and those of total quality ineducation, besides theneed to recognise cultural diversity withinits own space as a multicultural organisation. We conclude by suggesting that multiculturalism can help in the understanding of possible ways by which institutional evaluation may help institutions and their actors grow. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação institucional no Sistema de Ensino Naval, a partir de uma perspectiva multiculturalque busca trabalhar as tensões inerentes ao processo avaliativo, levando em conta a missão institucional da Marinha, sua especificidade identitária e cultural, as influências híbridas entre discursos do SINAES e os da qualidade total em educação e a necessidade de reconhecer a diversidade cultural nela própria inerente, como organização multicultural. Concluímos, sugerindo que o olhar multicultural pode ajudar na compreensão de possíveis caminhos pelos quais a avaliação institucional possa avançar no processo de crescimento de instituições e atores educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Ensino Naval | pt_BR |
dc.subject | Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.title | Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Impacts of policies of institutional evaluation: a case study in the brazilian naval system | pt_BR |
dc.type | journalArticle | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino: Coleção de Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo-Ensaio_Natalia.pdf | 127,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.