Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844750
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, Luiza de Sousa Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de | - |
dc.contributor.author | Dopcke, Rosa Neira | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-28T17:42:05Z | - |
dc.date.available | 2020-09-28T17:42:05Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MENDONCA, Luiza de Sousa Ferreira de; AGUIAR, Natalia Morais Correa Borges; DOPCKE, Rosa Neira. Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 10, n. 30, p. 638-660, dec. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-2753 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844750 | - |
dc.description | O presente artigo aborda a experiência do Curso de Formação de Marinheiros (MN) na Marinha do Brasil na concepção de Currículo por competências. Tem como objetivo apresentar a metodologia de mapeamento das competências e dos perfis profissionais sistematizados pelo itinerário formativo atinente à profissão do Marinheiro, para o exercício de tarefas, atividades e funções da Força. Para acompanhar esse processo de formação, foi adotado um calendário unificado de atividades nas quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros e desenvolvida uma sistemática de avaliação que possibilite avaliar as competências delineadas no currículo por meio de provas padronizadas. Serão apresentados os resultados do desempenho acadêmico dos alunos das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros e analisados, comparativamente, em relação ao desempenho da turma do ano anterior, indicando uma melhora do desempenho dos alunos e a evolução qualitativa da turma de 2017, após implementadas ações em busca de uma formação contínua e progressiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article approaches the Sailor’s Training Course experience regarding the curriculum by competences. Its objective is to introduce methodologies of competences’ mapping and of professional profiles systemized by the formative itinerary related to the Sailor´s profession, concerning their performance of tasks, activities and functions in the Brazilian Navy. In order to support this process of military training, a unified calendar of activities and a standardized evaluation system were developed to enable verification of competences in the curriculums. Results of student´s academic performance will be presented from all four Sailor´s Schools and will be comparatively analyzed in relation to the previous year´s classes. A significant improvement is observed after implementing actions towards a continuous and progressive Sailor’s formation. | en_US |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Meta: Avaliação | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Currículo por competências | pt_BR |
dc.subject | Itinerário formativo | pt_BR |
dc.subject | Sistemática de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Prova padronizada | pt_BR |
dc.title | Sistema de Ensino Naval: uma experiência na prática do ensino por competências | pt_BR |
dc.title.alternative | Naval Education System: an experience in the practice of teaching by competences | en_US |
dc.type | journalArticle | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino: Coleção de Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo-Metaavaliação_Natalia.pdf | 634,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.