Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Nival Nunes de | - |
dc.contributor.author | Braga, Lucas Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T18:13:30Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T18:13:30Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844774 | - |
dc.description | O transporte marítimo de longo curso viabilizou o crescimento econômico de diversos países possibilitando o acesso a mercados de consumo e a produtos indisponíveis em ambiente do-méstico. O baixo custo e capacidade de transportar grandes volumes são os diferenciais desse modal de transporte. A competitividade da navegação mercante é potencializada pelo embarque tecnológico em seus navios e em seus processos de prestação de serviços. Os avanços das chamadas revoluções industriais foram assimilados pelo transporte feito pelo mar a fim de potencalizar a oferta desse serviço. A emergência de um novo fenômeno tecnológico com grande impacto na produção e prestação de serviços poderá novamente ser um fator de otimização desse setor da economia, demandando compreensão e adaptação em países que participam do sistema de transporte marítimo internacional. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o Brasil, país situados entre as chamadas “economias em desenvolvimento” poderá se preparar para um novo paradigma tecnológico em seu transporte marítimo, garantindo-lhe a estrutura necessária para novas formas de prestação do serviço de transporte marítimo. O estudo foi empreendido por uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, mediante análise de bibliografia acadêmica disponível e bases de dados referenciais que fazem diagnóstico do fenômeno analisado em países escolhidos para fim desta pesquisa e no Brasil. A bibliografia e os dados disponíveis apontam que as configurações da oferta de transporte no mundo impõem grandes barreiras a novos entrantes. Ao mesmo tempo, foram constatados problemas estruturais de natureza doméstica que demandam atenção no Brasil. A inserção do transporte marítimo do Brasil em momento de ascendência de novo paradigma tecnológico deve se pautar mais pelo incremento de sua infraestrutura básica capaz de dar acesso de sua produção a portos mais qualificados. Não foram percebidas oportunidades significativas para o desenvolvimento de uma marinha mercante de longo curso | pt_BR |
dc.description.abstract | Long sea shipping enabled economic growth in several countries, enabling access to consumer markets and products unavailable in the domestic environment. The low cost and capacity to transport large volumes are the differentials of this mode of transport. The competitiveness of merchant shipping is enhanced by the technological embarkation on its ships and in its service rendering processes. The advances of the so-called industrial revolutions were assimilated by the transport made by the sea in order to enhance the offer of this service. The emergence of a new technological phenomenon with a great impact on the production and provision of services could again be a factor in the optimization of this sector of the economy, requiring understand-ing and adaptation in countries that participate in the international maritime transport system. This research aims to analyze how Brazil, a country located among the so-called “developing economies”, can prepare for a new technological paradigm in its maritime transport, guarantee-ing it the necessary structure for new ways of providing the maritime transport service. The study was undertaken by a qualitative research, of an exploratory nature, with analytical-de-scriptive orientation, through analysis of available academic bibliography and reference data-bases that diagnose the phenomenon analyzed in countries chosen for the purpose of this re-search and in Brazil. The bibliography and available data indicate that the configurations of the transport offer in the world impose great barriers to new entrants. At the same time, structural problems of a domestic nature were found that demand attention in Brazil. The insertion of maritime transport in Brazil at the time of the ascendancy of a new technological paradigm should be guided more by the increase of its basic infrastructure capable of giving access of its production to more qualified ports. No significant opportunities were perceived for the devel-opment of a long-haul merchant nav | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | masterThesis (Mestrado) – Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2020 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Transporte marítimo - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - Inovação | pt_BR |
dc.title | A Indústria 4.0: oportunidade e desafio para o transporte marítimo brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Oportunidade e desafio para o transporte marítimo brasileiro | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Assuntos Marítimos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PPGEM TCM Lucas.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.