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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844777
Título: | As atividades de docagem no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro: Uma alternativa de revitalização |
Autor(es): | Balbi, Juliana Iracy Santos |
Orientador(es): | Moura, José Augusto Abreu de |
Palavras-chave: | Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro Docagem Parceria Público-Privada (PPP) Poder Marítimo Portos - Revitalização |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Assuntos marítimos e portuários |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O presente relatório técnico tem a finalidade de agregar e desenvolver os estudos da área de ciência, tecnologia, inovação e poder marítimo, correlacionando-os com as atividades de docagem desenvolvidas no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, e abordando principalmente a notável importância das operações de reparo e construção naval realizadas no estaleiro para com o poder marítimo nacional. O AMRJ representa à Marinha do Brasil e à indústria de reparo e construção naval um pólo industrial com grandes capacidades, mas que necessita de uma atenção especial no que tange a uma de suas principais atividades: Docagem de navios. Serviço este que garante o atendimento a toda frota da Esquadra e com grande potencial de um maior e melhor atendimento à esfera privada: Marinha mercante. Entretanto, devido à obsolescência de equipamentos e necessidade de modernização das estruturas físicas que compõem o seu parque industrial, o AMRJ possui determinadas limitações principalmente no que tange à abrangência do atendimento aos diversos tipos de embarcações. Na primeira etapa da pesquisa descrita neste relatório, o principal objetivo foi de detalhar a situação da capacidade industrial do estaleiro, focando na esfera da docagem. Ademais, foram citadas e sugeridas possibilidades técnicas de revitalização, visando buscar melhorias que possam agregar no aumento da capacidade do parque industrial e adoção de ações corretivas que visem aperfeiçoar e melhorar o atendimento às embarcações. Além das propostas e recomendações técnicas, a segunda etapa desta pesquisa visou levantar as possibilidades administrativas ou de adoção de políticas públicas que possibilitassem uma ampla modernização das estruturas industriais ligadas à atividade de reparo e construção de embarcações. Foi realizado um levantamento e um estudo de viabilidade de instauração de Parcerias público-privadas (PPP) especificamente no AMRJ, através de uma consulta aprofundada acerca da legislação pertinente ligada à Lei das PPP’s (11.079/2004), e seus marcos regulatórios. Além dos pontos positivos da adoção desta modalidade, foram citadas as desvantagens desta ação e as possíveis saídas para tornar exequível a revitalização do parque industrial do AMRJ, tão importante para a indústria naval brasileira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa foi um estudo de caso, pautado nos parâmetros preconizados por Robert Yin, através de uma pesquisa exploratória realizada diretamente na área industrial do estaleiro e com a participação de servidores, engenheiros e técnicos ligados ao setor de docagem do AMRJ. Ao final desta pesquisa foram realizadas sugestões acerca da possível revitalização do sistema de docagem adaptadas às peculiaridades operacionais e administrativas do AMRJ, tais como adaptação de um contrato de PPP que possa suprir uma modernização completa das instalações, fornecimento de mão-de-obra qualificada e resguardo de informações e procedimentos adotados para o funcionamento do estaleiro, principalmente no que diz respeito aos submarinos e embarcações em geral pertencentes à Marinha do Brasil. A conclusão que o estudo permitiu chegar se pauta na viabilidade de uma possível revitalização completa que siga parâmetros concretos e detalhados na elaboração de um contrato de PPP, resguardando ambas as partes, o que acarretará em grandes benefícios para o AMRJ, nos mais diversos âmbitos. |
Abstract: | The purpose of this technical report is to aggregate and develop studies in the area of science, technology, innovation and maritime power, correlating them with the docking activities carried out at the Rio de Janeiro Navy Arsenal, and mainly addressing the remarkable importance of repair and shipbuilding operations carried out at the shipyard to the national maritime power. The AMRJ represents the Brazilian Navy and the repair and shipbuilding industry as an industrial pole with large capacities, but which needs special attention with respect to one of its main activities: Docking ships. This service guarantees the service to the entire fleet of the Fleet and with great potential for greater and better service to the private sphere: Merchant Navy. However, due to the obsolescence of equipment and the need to modernize the physical structures that make up its industrial park, the AMRJ has certain limitations, especially with regard to the scope of service to the various types of vessels. In the first stage of the research described in this report, the main objective was to detail the situation of the industrial capacity of the shipyard, focusing on the docking sphere. In addition, technical possibilities for revitalization were cited and suggested, with a view to seeking improvements that could add to the increase in the capacity of the industrial park and the adoption of corrective actions aimed at improving and improving service to vessels. In addition to the technical proposals and recommendations, the second stage of this research aimed to raise the administrative possibilities or the adoption of public policies that would enable a wide modernization of industrial structures linked to the repair and construction of vessels. A survey and feasibility study of the establishment of public-private partnerships (PPP) was carried out specifically at AMRJ, through an in-depth consultation about the relevant legislation linked to the PPP's Law (11,079 / 2004), and its regulatory frameworks In addition to the positive points of the adoption of this modality, the disadvantages of this action and the possible solutions to make the revitalization of the AMRJ industrial park, so important for the Brazilian naval industry, were mentioned. The methodology used for the development of this research was a case study, based on the parameters recommended by Robert Yin, through an exploratory research carried out directly in the industrial area of the shipyard and with the participation of servers, engineers and technicians linked to the docking sector. AMRJ. At the end of this research, suggestions were made about the possible revitalization of the docking system adapted to the AMRJ's operational and administrative peculiarities, such as adapting a PPP contract that can supply a complete modernization of the facilities, supply of qualified labor and protection of information and procedures adopted for the operation of the shipyard, especially with regard to submarines and vessels in general belonging to the Brazilian Navy. The conclusion that the study allowed to reach is based on the feasibility of a possible complete revitalization that follows concrete and detailed parameters in the elaboration of a PPP contract, safeguarding both parties, which will result in great benefits for AMRJ, in the most diverse areas. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844777 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Assuntos Maritimos: Coleção de Dissertações |
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