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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
Título(s) alternativo(s): Uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
Autor(es): Tonacio Junior, Paulo Cezar
Orientador(es): Almeida, Nival Nunes de
Palavras-chave: Educação – Estudo e ensino (Pós-graduação profissional)
Mar-Estudos
Política Pública
Data do documento: 2020
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: A articulação da formação e da atuação de mestres e doutores com escopo a um aprimoramento profissional tem sido um debate contemporâneo e desafio para os cursos de pós-graduação stricto sensu, haja vista os programas profissionais e as políticas públicas endereçadas a este fim. Neste prisma, há o Programa de Pós-Graduação de Estudos Marítimo (PPGEM), partícipe desse processo e pioneiro no que diz respeito à abertura de um Doutorado Profissional, na área de Ciência Política e Relações Internacionais. Desde 2013, o programa busca conceber uma vertente profissional a uma área que a primazia é das teorias e seus desdobramentos. Portanto, faz-se necessário investigar o que foi construído e o que ainda poderá ser realizado como programa profissional. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar a trajetória do PPGEM enquanto inserido no contexto de políticas públicas de pós-graduação stricto sensu profissional, a partir das normas sobre o tema, dos documentos colhidos e entrevistas realizadas com os idealizadores e alunos do PPGEM. Com o fito de atender aos objetivos, buscou-se elaborar um referencial teórico que abordasse as dinâmicas envolvidas na pesquisa. Para tal, lançou-se um olhar sobre teorias e ciclos de políticas públicas, como foco na fase de implementação, além disso, expuseram-se conceitos sobre qualificação no e para o mundo do trabalho, tendo sido apresentadas as bases sobre competências e o Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E). Para uma melhor contextualização do PPGEM, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da trajetória da pós-graduação no Brasil, com foco nos programas profissionais. Realizou-se ainda um levantamento documental sobre o PPGEM, de maneira a traçar um percurso histórico do programa, além de entrevistas com autoridades, docentes e discentes. Todos os dados ora elencados foram analisados e categorizados à luz da análise de conteúdo, desvelando-se quatro categorias básicas de inferência, a saber: histórico até o início das atividades do PPGEM; conceito de estudos marítimos na construção da identidade do PPGEM; a opção por um programa de pós-graduação stricto sensu na modalidade profissional; e a consolidação do PPGEM enquanto programa de pós-graduação stricto sensu profissional. A análise dos dados evidenciou os desafios de se consolidar uma pós-graduação profissional, dado ser uma modalidade ainda recente no âmbito da área de Ciências Políticas e Relações Internacionais (CP/RI) e a resistência em se vencer o histórico na pós-graduação no Brasil dessa área. Por outro lado, o PPGEM destacou-se neste contexto, a exemplo disso, pode-se citar a mudança da nota na última avaliação quadrienal (2013-2016) de “3” para “5” e a pioneira autorização para abertura de um Doutorado Profissional. Por fim, apontaram-se possíveis ações no intuito de contribuir para o desenvolvimento do PPGEM e propostas de pesquisas acerca do tema para estudos futuros.
Dissertação (Mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2020
Abstract: An articulation of training and performance of masters and doctors with the scope of professional improvement has been in a contemporary debate and a challenge for strictly sensory postgraduate courses, in view of the professional programs and public policies addressed to this end. In this light, there is the Postgraduate Program in Maritime Studies, part of this process and a pioneer with regard to the opening of a Professional Doctorate, in the area of Political Sciences and International Relations. Since 2013, the program seeks to conceive a professional aspect, an area that is primarily of theories and their consequences. Therefore, it is necessary to investigate what was built and what can still be accomplished as a professional program. Thus, this study aimed to assess the trajectory of PPGEM, while inserted in the context of strictly professional postgraduate public policies, based on the norms on the topic, the documents collected and the interviews with the creators and students of PPGEM. With the fulfillment of objectives, we seek to develop a theoretical framework that addresses the dynamics used in the research. To this end, a look at theories and cycles of public policies was launched, with a focus on the implementation phase, in addition, concepts about qualification are expelled in the world of work, having been used as a basis on practices and training, Development and Education. For a better contextualization of the PPGEM, a bibliographic survey was carried out on the trajectory of graduate studies in Brazil, focusing on professional programs. There was also a documentary survey on the PPGEM, how to trace a historical path of the program, in addition to interviews with authorities, documents and students. All the data listed here were analyzed and categorized in the light of content analysis, four basic categories of inference were developed, one knowledge: history until the beginning of the activities of the PPGEM; concept of maritime studies in the construction of the PPGEM identity; an option for a professional stricto sensu graduate program; and a strengthening of PPGEM as a strictly professional graduate program. An analysis of the data showed the challenges of consolidating a professional postgraduate course, given a new way in the area of Political Sciences and International Relations and the resistance in overcoming the postgraduate history in Brazil this year. area. On the other hand, or the PPGEM highlighted in this context, for example, it can cite a change in the last quadrennial evaluation (2013-2016) from "3" to "5" and a pioneer in opening a professional doctorate. Finally, it is possible that some actions do not intend to contribute to the development of the PPGEM and research proposals on the subject for future studies.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844825
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Dissertações

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