Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844832
Título: | Identificação de derrames de óleo no mar: um estudo de caso |
Autor(es): | Lobão, Márcio Martins |
Orientador(es): | Cardoso, Jarí Nóbrega |
Palavras-chave: | Petróleo Meio Ambiente Biomarcadores Impressão digital Quimiometria Ciência Forense |
Data do documento: | 2007 |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
Descrição: | O petróleo é uma das mais importantes fontes de energia conhecidas. No Brasil, a maior parte do petróleo é extraída do mar. Em função das características do petróleo brasileiro, das distâncias entre as principais zonas produtoras e os centros de beneficiamento e consumo e dos processos de refino adotados no país, é rotineiro o tráfego de embarcações transportando petróleo e/ou seus derivados. Freqüentemente ocorrem incidentes envolvendo o derramamento de óleo, com danos variáveis ao meio ambiente, algumas vezes sem que seja possível a identificação dos responsáveis. Em ambiente marinho tais derrames podem ser causados por falha humana ou de equipamentos em navios, portos, plataformas e instalações de apoio ou por ações irregulares de lavagem de tanques de embarcações e descarte de óleos usados. A partir de um derrame no mar o óleo passa a sofrer os efeitos da intemperização, conjunto de diversos fenômenos naturais que promovem a degradação do produto, modificando a sua composição e, por fim, retirando-o da superfície marinha. Ainda assim, podem-se ter efeitos deletérios que persistirão por um longo período de tempo no ambiente afetado, dependendo – entre outros fatores – da composição original do óleo. Têm sido desenvolvidas diversas técnicas para a identificação de fontes de derramamentos de óleo no mar, todas com o objetivo de apontar inequivocamente a fonte de um determinado incidente de poluição, mesmo nos casos em que o produto tenha sofrido intemperização. O presente trabalho teve como objetivo a realização de um Estudo de Caso em que foram utilizadas técnicas geoquímicas avançadas de determinação da impressão digital de óleos e interpretação manual e automática de dados, a fim de identificar e caracterizar a origem de um derrame ocorrido na costa brasileira em setembro de 2005. Concluiu-se, com base na determinação dos perfis dos óleos por CG-DIC, que o óleo derramado nas águas da Baía de São Marcos, município de São Luís – MA, era constituído de petróleo bruto levemente intemperizado. Foram ainda realizadas análises para a determinação da razão isotópica do carbono “whole oil”, dos teores de níquel e vanádio e, principalmente, dos perfis de biomarcadores de petróleo, obtidos por CG-EM, tanto do óleo derramado quanto de nove embarcações suspeitas. Foi possível distinguir, tanto com base em parâmetros geoquímicos com elevada capacidade de correlação quanto pela realização do tratamento multivariado de um conjunto viii de razões de diagnóstico desenvolvidas, uma amostra que apresentou elevada similaridade com o óleo derramado, concluindo-se que aquela era a única, dentre as obtidas das diversas embarcações suspeitas amostradas, que poderia ter ocasionado o incidente em estudo. Correlacionando o óleo encontrado a propriedades geoquímicas aceitas pela literatura para inferir possíveis características da sua rocha-geradora, foi possível concluir que o óleo encontrado em São Luís foi gerado a partir de uma rocha-geradora marinha carbonática. O teor de vanádio bastante elevado, que conduziu a um valor para a razão V/Ni não coincidente com nenhum óleo brasileiro conhecido, bem como o elevado teor de terpanos tricíclicos, eliminaram a possibilidade de o mesmo ter sido originado a partir de alguma jazida localizada no Brasil, sugerindo que o mesmo pode ter sido importado da Venezuela, país exportador conhecido por possuir óleos com elevado teor de vanádio. A presença de oleanano, em pequena abundância com relação ao C30ab-hopano, somada a outras características, confirmou que o óleo derramado na Baía de São Marcos era importado. Palavras-chave: Petróleo; Meio Ambiente; Biomarcadores; Impressão digital; Quimiometria; Ciência Forense. |
Abstract: | Petroleum is one of the most important energy sources known. In Brazil, oil is mainly extracted from offshore wells. Because of the characteristics of the brazilian oils, the great distances between the main productive areas and industrial processing and consumption centers, and because of the refining processes adopted in Brazil, the traffic of ships carrying oil or derived products is common. Oil spills frequently occur, with variable damage to the environment, sometimes without the identification of responsible parties. In the marine environment, such oil spills can be caused by human or equipment errors in ships, harbours, petroleum platforms and their support facilities, by irregular crude oil washing on tankers or by disposal of used oils. An oil spilled in the sea, is subject to weathering, an assembly of several natural phenomena that promote degradation of the oil, modifying its composition and, finally, removing it from the water surface. Even so, damage effects can persist in the affected area for a long time, depending, among other factors – on the original oil composition. Various techniques have been developed for identification of oil spills in the sea, each one searching to unambiguously identify the source of the spill, even when the released oil has been subjected to weathering. This work represents a Case Study where advanced geochemical techniques for oil spill fingerprinting were used, including manual and automated data interpretation, aiming to identify and characterize the source of an oil spill in the brazilian coast, occurred in september, 2005. By GC-FID profile of the oils, it was concluded that the spilled oil in the São Marcos Bay, city of São Luís – MA, was slightly weathered crude oil. The spilled oil and suspected vessels were still investigated by “whole oil” isotopic ratio mass spectrometry, nickel and vanadium determination and, mainly, by their GC-MS biomarkers profile. It was possible to distinguish, based both on the high correlation capabilities of some geochemical parameters as well as multivariate analysis of several developed diagnostic ratios, that one sample was very similar to the spilled oil. The corresponding ship was the only one, among the suspected vessels, that could have caused the incident. By comparison of the spilled oil with geochemical properties accepted in the literature to correlate oil and source-rock, it was concluded that the oil found in São Luís was generated from a marine carbonatic source rock. The high concentration of vanadium and the high V/Ni, unusual in brazilian oils, as well as the high concentration of tricyclic terpanes, x eliminated the chances of being a brazilian oil and suggested it could have been imported from Venezuela, one of the biggest oil producers and known by their oils with high vanadium concentrations. The presence of oleanane, although much less abundant than C30ab-hopane, allied to other characteristics, has confirmed that the spilled oil in São Marcos Bay was imported. Keywords: Petroleum; Environment; Biomarkers; Fingerprint; Chemometrics; Forensic Science. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844832 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_Marcio_Martins_Lobao.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.