Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844845
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Selles, André Rodrigues Silva | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Rodrigo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T18:13:54Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T18:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CEMOS 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844845 | - |
dc.description | Este trabalho tem o propósito de analisar a utilização do sistema de comboios na proteção das linhas de comunicação marítima na Batalha do Atlântico, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e verificar se a linha de pensamento preponderante no processo de obtenção do controle do mar foi a de Mahan ou a de Corbett, e se o sistema de comboios foi eficaz para a proteção do tráfego marítimo. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma confrontação entre uma teoria ampla com uma realidade específica, considerando o emprego do sistema de comboios na Batalha do Atlântico, na Segunda Guerra Mundial. A pesquisa apoiou-se nas teorias desenvolvidas por Mahan e Corbett que apresentam conceitos sobre o controle do mar e sobre a proteção das linhas de comunicação marítima, por meio de estratégias ofensivas ou defensivas. Foi abordada a utilização dos submarinos, pelos alemães, para desgastar o tráfego marítimo, e como o emprego do sistema de comboios contribuiu para reduzir a perda de navios mercantes e para a vitória dos Aliados no conflito. Após comparar as evidências com as teorias empregadas, conclui-se que o sistema de comboios foi eficaz na proteção do tráfego marítimo e que houve preponderância dos pensamentos de Corbett nas estratégias que foram utilizadas pelos Aliados na Batalha. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2018. | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Controle do Mar | pt_BR |
dc.subject | Linhas de Comunicação Marítima | pt_BR |
dc.subject | Sistema de comboios | pt_BR |
dc.subject | Batalha do Atlântico | pt_BR |
dc.title | O conceito de controle do mar e a proteção do tráfego marítimo na Batalha do atlântico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Assuntos Marítimos | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Defesa Nacional | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Estratégia, estratégia marítima e estratégia naval | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS 066 MONO CC SILVA RIBEIRO.pdf | 433,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.