logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844849
Título: A responsabilidade da mídia na cobertura de eventuais incidentes terrroristas em grandes competições esportivas: as lições aprendidas do ataque nas Olimpíadas de Munique de 1972.
Autor(es): Santos, Juscelino Douglas dos
Orientador(es): Simioni, Alexandre A. C.
Palavras-chave: Terrorismo
Mídia
Sinergia
Áreas de conhecimento da DGPM: Estudos Militares
Estudos Militares
Data do documento: 2018
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Citação: CEMOS 2018
Descrição: O terrorismo internacional, sendo um dos principais métodos de luta assimétrica, tornou-se uma das principais ameaças à paz em vários países e sempre esteve presente ao longo da história das civilizações. No entanto, a globalização e o acesso à tecnologia encurtaram distâncias entre povos permitindo ampla e instantânea difusão de atos terroristas em âmbito mundial. Nesse sentido, a ampla cobertura na mídia do atentado ocorrido na Alemanha, em 05 de setembro 1972, que atingiu uma delegação israelense, sensibilizou a opinião pública e colocou o assunto na pauta das principais discussões internacionais. Uma sucinta análise do problema permite constatar que o apoio da mídia no combate ao terrorismo, estende seu propósito além do clássico compromisso com a notícia. É nítido o poder da mídia perante a sociedade e sua influência dual, ora a favor do Estado, ora dos terroristas. Sendo assim, a divulgação instantânea de cenas trágicas pode debilitar o campo psicossocial da população. As Olimpíadas de Munique, pela sua magnitude, foi um evento ideal para propaganda de grupos terroristas, uma vez que grandes emissoras realizavam a cobertura dos jogos olímpicos a nível global. Nesse sentido, a pergunta que norteia essa masterThesis é: qual seria a responsabilidade da mídia na cobertura de grandes eventos esportivos como parceira do Estado? Mediante tal questão, a hipótese inicial é que a mídia pode influenciar a opinião pública a favor das ações do Estado na prevenção e combate ao terrorismo. Para isso, a pesquisa se utilizará de um estudo de caso que se fundamentará em análises bibliográficas e espera trazer à tona questões de interesse para reflexões sobre o atentado nos Jogos Olímpicos de Munique e abordagens futuras com o objetivo de validar e questionar conceitos e situações vigentes no emprego da mídia como parceira do Estado no combate ao terrorismo.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844849
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS 090 MONO CC (FN) DOUGLAS.pdf227,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.