logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDelmas, Fábio Montenegro-
dc.contributor.authorMaia, Marcus Eduardo Fernandes-
dc.date.accessioned2022-07-05T18:14:03Z-
dc.date.available2022-07-05T18:14:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844879-
dc.descriptionEm face do mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo em que vivemos, faz-se mister que as Forças Armadas tenham conhecimento de todos os vetores que compõem uma campanha militar. Desse modo, este trabalho se insere na linha de pesquisa de Operações Psicológicas, e o seu propósito é analisar as propagandas elaboradas e veiculadas à luz das teorias da comunicação pelo grupo fundamentalista islâmico Estado Islâmico do Iraque e da Síria. A relevância do tema reside na oportunidade de contribuir para uma melhor compreensão da propaganda como instrumento das Operações Psicológicas, e como essa pode ser empregada como meio de alterar percepções, comportamentos e atitudes do público-alvo em prol dos objetivos do patrocinador das ações. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma confrontação de uma perspectiva teórica ampla com uma realidade específica. O trabalho apoiou-se no Manual de Operações Psicológicas do Exército Brasileiro e nas teorias da comunicação e propaganda, sendo escolhido para análise o Estado Islâmico do Iraque e da Síria em função de suas propagandas bem elaboradas que causam um verdadeiro fascínio a seus seguidores. Por meio desse confronto, concluiu-se que, de fato, as propagandas do citado grupo podem ser enquadradas como OpPsc, visto que conseguem influenciar a opinião do público, conquistando corações e mentes de parte dos muçulmanos e de pessoas não identificadas inicialmente com a religião islâmica. Por fim, o trabalho sugere a necessidade de aprimoramento doutrinário no âmbito da Marinha do Brasil, visando facilitar o planejamento e o emprego desse instrumento de combate que visa a não utilização da violência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.relation.ispartofApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2019pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTeorias da comunicação e propagandapt_BR
dc.subjectOperações Psicológicaspt_BR
dc.subjectEstado Islâmicopt_BR
dc.subjectIraquept_BR
dc.subjectSíriapt_BR
dc.titleA propaganda como instrumento de operações psicológicas: um estudo de caso do Estado Islâmicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmDefesa Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS057_MONO_CC(IM)_MARCUS_FERNANDES.pdf11,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.