logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarroso, Denys Sodré-
dc.contributor.authorSilveira, Marcelo Haroldo Domingos da-
dc.date.accessioned2022-07-05T18:14:08Z-
dc.date.available2022-07-05T18:14:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844898-
dc.descriptionO projeto apresentado tem como objetivo estudar as características e técnicas aplicadas por um regime totalitário, sobre as massas populares, por meio da comunicação de massa em diversas formas e áreas da sociedade. Nesse contexto, a análise do projeto abordará diferentes conceitos para a comunicação de massa e as estratégias de persuasão que conferem à propaganda a facilidade de convencer. O emprego das teorias de comunicação de massa foi amplamente utilizado desde a ascensão do Partido Comunista Chinês (PCC) em 1949, mas foi na Revolução Cultural (1966-1976) que ele foi mais evidenciado, por meio do emprego de campanhas e propagandas. Mediante análise histórica da Revolução Cultural, poderá ser observada uma linha de ação característica dos governos totalitários. Nota-se, neste projeto, que não se pode explicar a servidão da massa somente por meio do poder coercitivo, mas também pela influência de um líder carismático mistificado e cultuado. A imagem deste líder é forjada pela própria máquina do regime. Com base nesta análise poderá ser entendido como a Comunicação Social e as Operações Psicológicas podem ser utilizadas em regimes similares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.relation.ispartofApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2018pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégia de persuasãopt_BR
dc.subjectPartido Comunista Chinêspt_BR
dc.subjectRevolução Culturalpt_BR
dc.subjectTeorias de comunicação de massapt_BR
dc.titleAs estratégias de persuasão do Partido Comunista Chinês: as campanhas da Revolução Cultural, à luz das teorias de comunicação de massapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmDefesa Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS 107 MONO CC DOMINGOS.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.