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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos
Autor(es): Sá, Daniel Nogueira de
Orientador(es): Mattos, Leonardo Faria de
Palavras-chave: Geopolítica polar
Gateway Antártico
Áreas de conhecimento da DGPM: Defesa Nacional
Geopolítica
Data do documento: 2020
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Em 25 de setembro de 2009, reuniram-se os prefeitos das cidades de Christchurch, Cidade do Cabo, Hobart, Punta Arenas e Ushuaia e assinaram uma declaração de intenções, que ressalta o compromisso dessas cidades de cooperar e colaborar nas questões antárticas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso da infraestrutura das cinco Cidades Gateway, de forma a verificar se é possível reforçar a influência de um Estado nas decisões sobre os rumos do Sistema do Tratado Antártico. A metodologia de pesquisa utilizada foi pesquisa exploratória. E como referencial teórico, foi utilizada a Teoria do Poder Marítimo de Mahan segundo a perspectiva de Therezinha de Castro. A maioria das pessoas que viajam para a Antártica passará por um dos Gateway Antárticos, ou seja, as cidades funcionam como um portal para a Antártica através de programas nacionais e turismo. O uso delas dependerá da geografia, reputação, experiência, decisões políticas, infraestrutura e interesse mútuo entre as partes envolvidas. A Cidade do Cabo é um importante portal aéreo para a Antártica, tanto para programas nacionais quanto para turismo de aventura; a principal conexão de Christchurch é como um centro de logística para programas nacionais, mas ainda não atraiu operações de turismo antártico; Hobart, que possui a infraestrutura mais completa de qualquer cidade de passagem, serve uma parcela relativamente pequena das atividades antárticas; Punta Arenas mostra o melhor equilíbrio entre programas nacionais e apoio ao turismo; Ushuaia é a porta de entrada mais popular para o turismo antártico, ainda não atraiu a atenção de programas nacionais. Embora a qualidade da infraestrutura seja importante, a extensão do envolvimento antártico de um gateway depende mais de uma mistura de geografia e determinação política. Dentre as principais contribuições que este trabalho oferece, destaca-se a melhor compreensão do gateway sul-africano e como aspectos logísticos similares no Brasil podem ser explorados para o desenvolvimento do Programa Antártico Brasileiro.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844941
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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