Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844964
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Marcelo William M. da | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Diego Canat Janeiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T18:14:28Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T18:14:28Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844964 | - |
dc.description | Na Marinha do Brasil, os Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval são empregados como uma ferramenta de aprendizagem e de desenvolvimento do processo decisório, a fim de validar planejamentos militares, doutrinas e procedimentos. Neles são utilizados a imersão dos jogadores em um ambiente simulado e controlado. Em face desse cenário, o propósito desta pesquisa é analisar, à luz das teorias do aprendizado e da gestão do conhecimento, o papel dos jogos curriculares praticados pela instituição, com ênfase nos Oficiais-Alunos do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores. Para tanto, busca-se destacar suas principais potencialidades, a fim de responder a questões sobre sua validade da ferramenta no auxílio a aprendizagem e sobre o posicionamento dos Jogos de Guerra da Escola na transmissão do conhecimento, de modo a se obter uma vantagem competitiva. Para alcançar esse objetivo, foi estabelecido como desenho da pesquisa o confronto da teoria com a realidade. Para tanto, a pesquisa teve como norte os pressupostos teóricos de autores como Piaget, Abt, Nonaka, Takeuchi, Perla e McHugh. Ademais, ao longo da pesquisa, foram destacados os fatos históricos da implementação dos jogos na MB. Assim, foi possível observar que a evolução tecnológica e os investimentos na estruturação do Centro de Jogos de Guerra demonstraram a importância dada pela administração naval a essa ferramenta. Evidenciou-se, também, como o uso dos jogos da EGN contribuem com o desenvolvimento da capacitação dos Oficiais-Alunos e proporcionam à MB uma ampliação da sua base do conhecimento. Dessa maneira, após feita a análise proposta, concluiu-se que os jogos de guerra atingem ao seu propósito e, por isso, houve aderência às teorias citadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2019 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.title | Jogos de Guerra: O papel dos Jogos de Guerra na Gestão do Conhecimento da Escola de Guerra Naval | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Defesa Nacional | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Jogos de guerra e de crise | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS074_MONO_CC_ CANAT .pdf | 870,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.