logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcelo William M. da-
dc.contributor.authorFernandes, Diego Canat Janeiro-
dc.date.accessioned2022-07-05T18:14:28Z-
dc.date.available2022-07-05T18:14:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844964-
dc.descriptionNa Marinha do Brasil, os Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval são empregados como uma ferramenta de aprendizagem e de desenvolvimento do processo decisório, a fim de validar planejamentos militares, doutrinas e procedimentos. Neles são utilizados a imersão dos jogadores em um ambiente simulado e controlado. Em face desse cenário, o propósito desta pesquisa é analisar, à luz das teorias do aprendizado e da gestão do conhecimento, o papel dos jogos curriculares praticados pela instituição, com ênfase nos Oficiais-Alunos do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores. Para tanto, busca-se destacar suas principais potencialidades, a fim de responder a questões sobre sua validade da ferramenta no auxílio a aprendizagem e sobre o posicionamento dos Jogos de Guerra da Escola na transmissão do conhecimento, de modo a se obter uma vantagem competitiva. Para alcançar esse objetivo, foi estabelecido como desenho da pesquisa o confronto da teoria com a realidade. Para tanto, a pesquisa teve como norte os pressupostos teóricos de autores como Piaget, Abt, Nonaka, Takeuchi, Perla e McHugh. Ademais, ao longo da pesquisa, foram destacados os fatos históricos da implementação dos jogos na MB. Assim, foi possível observar que a evolução tecnológica e os investimentos na estruturação do Centro de Jogos de Guerra demonstraram a importância dada pela administração naval a essa ferramenta. Evidenciou-se, também, como o uso dos jogos da EGN contribuem com o desenvolvimento da capacitação dos Oficiais-Alunos e proporcionam à MB uma ampliação da sua base do conhecimento. Dessa maneira, após feita a análise proposta, concluiu-se que os jogos de guerra atingem ao seu propósito e, por isso, houve aderência às teorias citadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.relation.ispartofApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2019pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.titleJogos de Guerra: O papel dos Jogos de Guerra na Gestão do Conhecimento da Escola de Guerra Navalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmDefesa Nacionalpt_BR
dc.subject.dgpmJogos de guerra e de crisept_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS074_MONO_CC_ CANAT .pdf870,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.