Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Portela, Marcos Luiz | - |
dc.contributor.author | Torres, Carlos Eduardo Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T18:14:30Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T18:14:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844970 | - |
dc.description | A pesquisa tem como propósitos evidenciar a necessidade de aplicação da mantenabilidade, associada à análise dos modos de falha e criticidade, para o aumento da disponibilidade da Classe Macaé e da confiabilidade de seus sistemas; e propor soluções ou sugestões de pesquisas futuras, visando aumentar a média anual de dias de mar da classe. As experiências logísticas do autor no Comando do NPa Macaé e o preenchimento de questionário enviado aos atuais Comandantes dos NPa Macaé e Macau são as fontes de informações deste estudo de caso. A problemática apresenta-se na média anual de dias de mar da respectiva Classe estar 20% abaixo do índice de disponibilidade anual, de 93 dias. Ao longo do estudo foi constatado que este problema possui causas diversas, como o descumprimento do Plano de Apoio Logístico Integrado; deficiências no Sistema de Manutenção Planejada; a falta do estabelecimento de parâmetros logísticos de referência, como a confiabilidade inerente e a disponibilidade inerente, e a falta de coleta de dados estatísticos para comparação; falhas do Sistema de Abastecimento da Marinha e da empresa MTU no fornecimento de sobressalentes críticos, deixando equipamentos inoperantes; e o descumprimento sistemático do Ciclo de Atividades da Classe pelo Setor Operativo. Ao longo da pesquisa foram identificadas a necessidade de coleta e análise de dados estatísticos rotineiros sobre os diversos sistemas que compõem os navios, visando o aumento de sua confiabilidade, e a necessidade premente de revisão dos motores de combustão principal do NPa Macau. A solução visualizada para o problema da baixa média de dias de mar é a adoção da metodologia da Manutenção Centrada na Confiabilidade, na qual predominam rotinas preditivas de manutenção em detrimento das manutenções preventivas baseadas no tempo de funcionamento, uma vez que a postergação de revisões de equipamentos é uma realidade vivida pela administração naval, face às restrições orçamentárias. A pesquisa termina com uma proposta de ações de implementação dessa metodologia, a serem tomadas por diversas Organizações Militares. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2018 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Confiabilidade | pt_BR |
dc.subject | Classe Macaé | pt_BR |
dc.subject | Análise de falhas | pt_BR |
dc.title | O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Defesa Nacional | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Logística militar naval | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS 105 MONO CC VIEIRA.pdf | 4,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.