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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844974
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Marcos Valle M. da | - |
dc.contributor.author | Alves, Robson Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T18:14:31Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T18:14:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844974 | - |
dc.description | O objetivo desta masterThesis é identificar e analisar se e como a terceirização da Função Logística Transporte nos modais marítimo e aéreo contribuíram para a execução do transporte, para o esforço logístico realizado durante a Primeira Guerra do Golfo. Valendo-se da lente teórica sobre Terceirização, e explorando o seu caráter polissêmico, formulou-se um embasamento teórico para a análise, executando um estudo de caso sobre: A terceirização da Função Logística Transporte, nos modais marítimo e aéreo, pelos Estados Unidos da América durante a primeira Guerra do Golfo, ocorrida entre os anos de 1990 e 1991. A relevância deste estudo consiste na oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento sobre o funcionamento desse importante método de gestão, quando aplicado às operações militares. Dessa forma, dentro de uma contextualização histórica, abordam-se as motivações que contribuíram para o deflagrar de tal contenda. Examina-se como se deu o emprego dos meios terceirizados adjudicados ao Military Sealift Command nas operações Escudo do Deserto e Tempestade do Deserto, bem como a sua relevância para o sucesso da campanha. Com isso, estabelece-se a ponte para uma ação reflexiva sobre seu uso. A partir da lente teórica adotada e sua aplicação no estudo de caso proposto, foram evidenciadas vantagens e desvantagens da Terceirização da Função Logística Transporte naquele conflito. Como conclusão, foi possível inferir que a contribuição proporcionada pela Terceirização do Transporte nos modais marítimo e aéreo, durante a Primeira Guerra do Golfo, ocorrida entre os anos de 1990 e 1991, foi: o aumento da capacidade de transporte, o incremento significativo na possibilidade de responder, rapidamente, a uma contingência; a maior agilidade e rapidez no desdobramento das tropas; além de propiciar melhoria na qualidade da atuação das Forças Militares na sua atividade-fim. | pt_BR |
dc.description | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - (CEMOS 2018) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Terceirização | pt_BR |
dc.subject | Operação Escudo no Deserto | pt_BR |
dc.subject | Operação Tempestade no Deserto | pt_BR |
dc.title | A terceirização da função logística transporte nos modais marítimo e aéreo, pelos Estados Unidos da América, durante a Primeira Guerra do Golfo (1990-1991) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Defesa Nacional | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Logística militar naval | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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