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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Claudio Luiz de Lima-
dc.contributor.authorDuffrayer, Fernando de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-05T18:14:36Z-
dc.date.available2022-07-05T18:14:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844986-
dc.descriptionEste estudo abordou o emprego do binômio formado por “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” nas ações militares aplicadas na Invasão do Iraque, em 2003. Por uma pesquisa exploratória e documental, o trabalho aproximou-se também de algumas teorias de comunicação social e operações psicológicas descrevendo conceitos que distinguem a propaganda como uma ferramenta utilizada na guerra psicológica pelos corações e mentes. Enfatizou-se a importância da propaganda como principal instrumento de persuasão, ressaltando os três tipos, a branca, a cinza e a negra. Adiante, com a intenção de analisar a relevância da guerra psicológica na operação Iraq Freedom, fez-se necessário entender o que motivou a formação da coalizão Anglo-Americana e quais eram os seus objetivos. A identificação de que razões, como depor Saddam Hussein e empregar uma guerra ao terror, não figuravam os principais motivos para a invasão demonstrou o porquê a gestão de Bush, procurando justificar o seu esforço de guerra, fabricou uma enorme ofensiva propagandística contra o governo do líder iraquiano. A realidade criada de que o governo era possuidor de armas de destruição em massa contribuiu para que a população mundial apoiasse ou não oferecesse resistência à invasão do Iraque. Porém, por defender a posição de libertador do Iraque e da causa humanitária, o presidente Bush objetivou uma vitória rápida e com reduzido número de baixas. Então, passou a adotar a estratégia de choque e pavor, realizando ataques avassaladores com armas de precisão. Nesse contexto, apresentou-se uma análise sobre o poder das operações psicológicas em criar e divulgar realidades, alterando a percepção dos iraquianos influenciando no seu moral e na sua vontade de lutar. As mensagens, verídicas ou alteradas, encaminhadas por rádio, televisão, carros de som, panfletos e internet, transmitiam o medo de Saddam e a ajuda das tropas da coalizão, incitando ao apoio para com os invasores e à rendição sem luta. Ao final concluímos que as operações psicológicas são uma importante arma como forma de persuasão, devendo a Marinha do Brasil ampliar os estudos das ações psicológicas nas operações de guerra.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.relation.ispartofApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2019pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOperações Psicológicaspt_BR
dc.subjectComunicação Socialpt_BR
dc.subjectIraquept_BR
dc.titleInvasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflitopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmDefesa Nacionalpt_BR
dc.subject.dgpmPlanejamento estratégico de defesapt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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