logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845045
Título: O Desafio da Função Logística Saúde nas Operações Conjuntas: A influência dos benefícios do condicionamento físico nos efeitos deletérios do combate
Autor(es): Santos, André Ricardo Moraes dos
Orientador(es): Barroso, Denys Sodré
Palavras-chave: Função Logística de Saúde
Operações de Guerra Naval
Operações Conjuntas
Áreas de conhecimento da DGPM: Defesa Nacional
Estudos de operações militares
Data do documento: 2018
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: A Função Logística Saúde (FLS), de um modo mais abrangente, tem como efeito desejado a preservação do potencial humano, nas melhores condições de aptidão física e psíquica, objetivando manter a capacidade operativa de uma Força, no que se refere aos aspectos de saúde. Portanto, o condicionamento físico dos militares, trabalhado nas organizações militares das Forças Armadas, é um tema muito relevante e de fundamental importância para o desempenho em situações de combate. Dessa forma, o treinamento físico militar e as operações militares são uma presença constante na vida militar. O treinamento físico é realizado rotineiramente pelos militares sendo também cobrado como requisito de carreira e critério de seleção para alguns cursos e comissões. As operações militares são realizadas constantemente, quer seja em caráter real ou de exercício. O presente trabalho tem por propósito responder, à luz da FLS, de que forma o condicionamento físico, viabilizado por um programa de treinamento físico militar adequado, influencia nas operações militares (singular ou conjunta) e assim validar a importância desse treinamento, não apenas na rotina normal das organizações militares, mas também em situações de combate. A análise do estudo foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória que confrontou aspectos específicos da FLS e suas atividades, do treinamento físico e seus benefícios para a aptidão física e como estes influenciam nas operações militares, a partir de investigação bibliográfica e documental realizadas em livros, manuais, publicações, revistas, jornais e artigos acadêmicos acerca do assunto, observando e identificando as conexões existentes entre os assuntos centrais do corrente trabalho. Concluiu-se que o bom condicionamento físico, resultado de um adequado programa de treinamento físico militar, que é capaz de promover, ainda, o desenvolvimento das qualidades físicas, psicológicas e morais dos combatentes, contribui diretamente para favorecer o desempenho nas operações militares, a partir de um conjunto de atividades relacionadas com a preservação do pessoal, nas condições adequadas de aptidão física, atribuição esta da competência da FLS no planejamento singular ou conjunto, tanto em estado de paz, quanto nos conflitos armados.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845045
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS 117 MONO CC RICARDO MORAES.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.