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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Alexandre de Souza-
dc.contributor.authorNogueira, Raphael Estrella-
dc.date.accessioned2022-07-05T18:14:55Z-
dc.date.available2022-07-05T18:14:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845046-
dc.descriptionA Guerra é o fenômeno social mais complexo da humanidade. E, como todo conflito, a Guerra das Malvinas (1982) não seria diferente. Os fatores que impulsionaram o Reino Unido e a Argentina a ingressar nesse extremo e dispendioso conflito armado, foram basicamente políticos, e ocorreram a fim de sobrepujar uma crise interna de popularidade de seus governantes. Em face desse cenário, o propósito deste trabalho é comparar os efeitos do emprego das aeronaves de asa fixa executando missões de esclarecimento, em proveito das Forças Navais britânicas, com vertentes conceituais da teoria formulada nos anos 1990 pelo Brigadeiro estadunidense David A. Deptula – a teoria das Operações Baseadas em Efeitos. Ressalta-se que esta teoria é fundamentada na aplicação cumulativa de todo o leque de capacidades militares e não-militares e, por meio dela, visa-se paralisar estrategicamente o adversário. No confronto entre a teoria e a realidade da guerra, os conceitos formulados por Deptula foram contrastados com as ações aeronavais britânicas de esclarecimento. Após o contraste, constatou-se que ainda que tenham a precedido, a teoria foi análoga aos efeitos da guerra. Por certo que, ao se obter elementos de movimento, posicionamento e intenções dos argentinos, bem como suas vulnerabilidades críticas, resultaram na obstrução das linhas de comunicações das Ilhas Malvinas, cortando toda sua linha de suprimentos essenciais ao esforço de guerra, ocasionando, portanto, uma “paralisia estratégica” argentina. Além disso, foi examinado todo o aspecto psicossocial explorado nas ações aéreas britânicas, como os bombardeios estratégicos ao aeroporto principal de Port Stanley – os quais objetivaram atingir psicologicamente as tropas argentinas e inevitavelmente suas tomadas de decisão. Assim, este estudo se destinou a verificar se a teoria EBO futuramente desenvolvida por Deptula possuiu aderência com esse conflito, que foi o último grande conflito armado no Atlântico Sul. Por fim, concluiu-se o trabalho com a demonstração da importância que a aviação embarcada tem para uma Força Naval. Além disso, apontou-se que muitos dos ensinamentos aqui obtidos oferecem sugestões à Marinha do Brasil no tocante às condições materiais dos meios navais e aeronavais nacionais, ao aprestamento das tropas e ao incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovações no campo militar, a fim de se contrapor aos efeitos catastróficos de um imprevisto conflito armado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.relation.ispartofApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2019pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGuerra das Malvinaspt_BR
dc.subjectOperações Baseadas em Efeitospt_BR
dc.subjectEstratégia aeronavalpt_BR
dc.titleAções Aéreas na Guerra das Malvinas: Voando nos céus do arquipélago de um conflito à luz da teoria EBO de David Deptulapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmDefesa Nacionalpt_BR
dc.subject.dgpmEstudos de operações militarespt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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