logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845057
Título: Uso de Indicadores de Desempenho nas Operações Militares: Uma proposta de utilização nas operações de assistência hospitalar desenvolvidas pelos navios de assistência hospitalar na ASSHOP Acre
Autor(es): Rodrigues, Ramon Ferreira
Orientador(es): Figueiredo, Thiago
Palavras-chave: Indicadores de Desempenho
Operação de Assistência Hospitalar Acre
Região Amazônica
Áreas de conhecimento da DGPM: Defesa Nacional
Estudos de operações militares
Data do documento: 2018
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O propósito do presente trabalho é contribuir com a sugestão de indicadores de desempenho para o processo de tomada de decisão na Operação de Assistência Hospitalar Acre. Essas tarefas desenvolvidas pelos Navios de Assistência Hospitalar, com o objetivo de levar assistência primária em saúde às populações carentes da região Amazônica, passaram a ser de conhecimento de diversos segmentos da sociedade, destacando-se os meios de comunicação social, universidades, profissionais de saúde e os parlamentares. Para levar saúde aos ribeirinhos nos rincões do Brasil, foram estabelecidos acordos de cooperação entre a Marinha do Brasil e diversas instituições públicas e privadas, ressaltando-se o Ministério da Saúde, Secretaria de saúde do Estado do Amazonas e o Governo do Estado do Acre, com a finalidade de estabelecer metas, procedimentos e complementação de recursos para investimento e manutenção nos navios e equipamentos, com o propósito de contribuir para a redução dos indicadores desfavoráveis de saúde das regiões atendidas, denominadas polos de saúde. Tendo em vista as peculiaridades da região amazônica no que se refere a sua dimensão, baixa densidade demográfica, clima e falta de estrutura logística, essas missões se revestem de diversas dificuldades, principalmente quanto aos aspectos de navegação reinantes na área, especialmente a do rio Juruá, na operação Acre, desenvolvida pelo Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro”, delimitação desta pesquisa. Essa operação é realizada anualmente, num período de quatro meses, com profissionais de saúde de diversas regiões do Brasil nos Estados do Amazonas e do Acre, com a finalidade de levar atendimento médico, odontológico, farmacêutico, laboratorial, exames de mamografia e distribuição de medicamentos. Um aspecto relevante é a quantidade de pessoas que são atendidas pelo navio, uma vez que essas pessoas estão distantes de estruturas adequadas de saúde e baixo poder aquisitivo para aquisição de medicamentos. Para chegar até essas pessoas, o navio desenvolve uma navegação numa área bem específica, o rio Juruá, considerado o rio mais sinuoso da bacia Amazônica. Os vetores de risco são muitos, como: bancos de areia, curvas sinuosas, pedras submersas e condutores de embarcações negligentes. Em vista das ideias apresentadas, para realizar uma comissão com êxito e sem colocar em risco suas tripulações, o comandante do navio precisa tomar decisões adequadas e, para tal, são utilizadas ferramentas importantes, como os indicadores de desempenho, utilizados objetivamente em uma situação de envolvimento e monitoramento com o alcance de metas.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845057
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS 123 MONO CC RAMON.pdf759,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.