logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Ramessés César Da Silva-
dc.contributor.authorNascimento, Victor Carlos de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-05T18:15:26Z-
dc.date.available2022-07-05T18:15:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845127-
dc.descriptionA busca por economia de combustível e a necessidade de cumprimento de exigências ambientais mais severas relacionadas a emissões de poluentes atmosféricos levaram à introdução do comando eletrônico de injeção nos motores propulsores marítimos. Essa monografia utiliza como base de estudo os motores propulsores de dois tempos do fabricante MAN B&W, um dos maiores do setor, e descreve de forma sucinta as principais diferenças físicas e operacionais existentes entre os motores com comando eletrônico de injeção e os tradicionais motores puramente mecânicos produzidos por este fabricante. Também são destacados os componentes mecânicos, eletrônicos e hidráulicos adicionados aos motores com comando eletrônico e a forma como essas novas partes oferecem uma maior capacidade de controle do ciclo de queima, possibilitando atingir os ganhos de desempenho esperado. Outros pontos abordados são o sistema de controle e o supervisório, enfatizando as possibilidades de interação do operador com o motor no ajuste do ciclo de queima e na busca e resolução de possíveis falhas. Para todo o estudo descritivo foram utilizados majoritariamente manuais e materiais de cursos ofertados pelo fabricante do motor. Também contribuiu para o desenvolvimento do conteúdo todo o conhecimento técnico do autor, adquirido ao longo de cinco anos de experiência de trabalho com este equipamento.pt_BR
dc.description.abstractThe search for fuel economy and the need to comply with more stringent environmental requirements related to atmospheric pollutant emissions have led to the introduction of electronic injection control in marine propulsion engines. This monograph uses the two-stroke engines of the MAN B & W manufacturer, one of the largest in the industry, as a basis for the study, and briefly describes the main physical and operational differences between the engines with electronic injection control and the traditional purely mechanical motors produced by this manufacturer. Also highlighted are the mechanical, electronic and hydraulic components added to the engines with electronic control and the way these new parts offer a greater ability to control the firing cycle, allowing to achieve the expected performance gains. Other points discussed are the control system and the supervisory system, emphasizing the possibilities of interaction between the operator and the engine in the setting of the firing cycle and in the search for and resolution of possible failures. For the entire descriptive study, manuals and course materials offered by the motor manufacturer were used. It has also contributed to the development of the content all the technical knowledge of the author, acquired over five years of experience working with this equipment.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInjeção eletrônicapt_BR
dc.subjectMotor dois tempospt_BR
dc.subjectSistema de controlept_BR
dc.subjectMAN B&Wpt_BR
dc.titleSistema de injeção eletrônica para motores propulsores de dois tempospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmCiência, Tecnologia e Inovaçãopt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia de produçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Victor PRONTO.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.