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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845177
Título: | A importância das hidrovias brasileiras como fator de força para a política marítima e a estratégia marítima brasileira: a relevância das hidrovias como instrumento de integração para o Arco Norte do Brasil |
Título(s) alternativo(s): | A relevância das hidrovias como instrumento de integração para o Arco Norte do Brasil |
Autor(es): | Santos, Marcelo Baptista |
Orientador(es): | Silva, Marcelo William Monteiro da |
Palavras-chave: | Hidrovias - Brasil Logística - Arco Norte |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Hidrografia e Navegação |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | Para a agenda econômica brasileira no século XXI, é importante encontrar alternativas para que a estrutura de transporte de cargas apresente uma condição adequada ao desenvolvimento do país e às demandas das novas gerações. Avaliar as possibilidades de crescimento do setor aquaviário, no que tange às hidrovias brasileiras, bem como revisar o processo de atendimento das demandas do mercado de importação e exportação de itens é primordial. Nesse contexto, no setor de transportes têm sido lançados pacotes e programas de concessão de infraestruturas, sobretudo dos setores rodoviário, ferroviário e aeroviário. Para o setor aquaviário, os programas anunciados contemplam portos, mas apesar do grande potencial hídrico do país, o transporte hidroviário demanda investimentos para viabilizar a navegação em importantes rios. Apesar de outros países da América Latina, como Peru e Colômbia, terem iniciado a concessão hidroviária, no Brasil, os investimentos no setor permanecem a cargo do setor público. A presente pesquisa busca desenvolver elementos que contribuam para verificar que as hidrovias apresentam características verdadeiramente polivalentes. Além de ser um instrumento econômico de transporte, representa, por suas características específicas, um ganho suplementar na adoção de uma política de aproveitamento múltiplo dos cursos d´água e um fator determinante para o desenvolvimento de atividades industriais, agrícolas, turísticas e de urbanização e saneamento. A Engenharia Territorial propõe uma nova abordagem dos projetos de infraestruturas, incorporando no processo projetos produtivos, capazes de impulsionar o crescimento econômico e gerar demanda de transporte. Tal conceito ganha aplicação no Programa de Consolidação Comercial, por meio da proposta de uma concessão de desempenho econômico, associada à concessão patrocinada da infraestrutura. Partindo de uma ampla revisão bibliográfica, foram identificados os fatores críticos de sucesso, para a implantação de manutenção e solução para a logística do Brasil, mais especificamente, no Arco Norte, região com muito potencial a ser explorado. A proposta apresenta como apêndice, entrevistas realizadas junto ao Comando do 4º Distrito Naval, a representantes do Poder Legislativo do Pará e ao Comando do 9º Distrito Naval, permitindo relacionar as capacidades e limitações das hidrovias da região norte, observando os impactos no valor das mesmas para a integração do Arco Norte. |
Abstract: | For the Brazilian economic agenda, in the 21st century, it is important to find alternatives, so that the cargo transport structure presents an adequate condition for the country's development and the demands of the new generations. Assessing the growth possibilities of the waterway sector, with regard to Brazilian waterways, as well as reviewing the process of meeting the demands of the import and export market for items, which require waterway transportation, is paramount. In this context, in the transport sector, infrastructure concession packages and programs have been launched, especially in the road, rail and air sectors. For the waterway sector, the programs announced include ports, but despite the country's great water potential, waterway transport requires investments to make navigation on important rivers possible. Although other countries in Latin America, such as Peru and Colombia, have started the waterway concession, in Brazil, investments in the sector remain the responsibility of the public sector. This research seeks to develop elements that contribute to verify that the waterways have truly versatile characteristics. In addition to be an instrument of economic transportation, it represents, due to its specific characteristics, an additional gain in the adoption of a policy of multiple use of water courses and a determining factor for the development of industrial, agricultural, tourist and urbanization activities and sanitation. Territorial Engineering proposes a new approach to infrastructure projects, incorporating productive projects in the process, capable of driving economic growth and generating transport demand. This concept gains application in the Commercial Consolidation Program, through the proposal for an economic performance concession, associated with the sponsored infrastructure concession. Based on a wide bibliographic review, the factors critical to success were identified for the implementation of maintenance and solutions for logistics in Brazil, more specifically, in Arco Norte, a region with a lot of potential to be explored. The proposal presents as an appendix, interviews conducted with the Command of the 4th Naval District, representatives of the Legislative Branch of Pará and the Command of the 9th Naval District, allowing to relate the capacities and limitations of waterways in the northern region, observing the impacts on their value for the integration of Arco Norte |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845177 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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