Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Nival Nunes de | - |
dc.contributor.author | Miguel Junior, Waldeque Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T18:15:49Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T18:15:49Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845181 | - |
dc.description | O Brasil, apesar de dispor de condições favoráveis ao seu desenvolvimento, permanece em situação de dependência tecnológica em diversos setores. Nesse contexto foi realizado o presente Estudo, referente às Limitações e Desafios relacionados à disponibilidade de Motores Diesel para aplicação nos Conjuntos Propulsores e Geradores de Energia empregados nos Meios Navais da Marinha do Brasil (MB), com o objetivo de identificação da situação atual de dependência, das causas, limitações e desafios, e de propostas para a sua mitigação, sendo admitida como Hipótese inicial que: “A indisponibilidade de Motores [...] pode ser mitigada [...], explorando preliminarmente as possibilidades de Offset, especificamente as associadas à Transferência de Tecnologia (ToT) para a fabricação de componentes dos equipamentos em questão no Brasil; e [...] o estabelecimento de Políticas e Estratégias para desenvolvimento e produção de Motores Nacionais”. Considerando a especificidade do assunto, em complemento à revisão literária, foi realizada Pesquisa Exploratória envolvendo consulta aos representantes do Ministério da Defesa, de Organizações Militares da MB, de Academias, Associações de Classe e Empresas, e de Profissionais de notória experiência e conhecimento em relação aos referidos equipamentos, sobre: a possibilidade de emprego dual e o nível atual de dependência tecnológica desses equipamentos; a efetividade da prática de Offset na absorção de tecnologia; e sobre as possíveis, causas, limitações e desafios, e propostas para a mitigação de problemas constatados. Em síntese, a pesquisa revelou: a possibilidade de emprego dual dos Motores; os reduzidos níveis de nacionalização de seus componentes e a confirmação da situação de Dependência Tecnológica; a reduzida escala de demanda de motores e seus componentes; o nível de complexidade tecnológica dos equipamentos e a insuficiência de investimentos em C&T e em P&D, como as causas mais expressivas relacionadas à dependência; a insuficiência das cláusulas de Offset em relação às pretensões referentes à absorção de tecnologia; identificou como fatores limitantes de maior influência os relacionados a Serviços e à Especificidade dos Motores e, em relação aos desafios, os fatores mais expressivos foram os relacionados aos Serviços, à Política, Planejamento, Gestão e à BID, concluindo ser a Capacitação na Manutenção de Motores a maior Limitação e Desafio para a redução do nível atual de indisponibilidade e dependência. Com relação às Propostas para mitigação dos problemas identificados, apuraram-se as relacionadas à BID, à Política, ao Planejamento e Gestão, e à Manutenção como as mais relevantes, acompanhadas, em um segundo nível, pelas relacionadas à Capacitação, Contratos e Offset, constatando-se a predominância das propostas relacionadas: ao Fortalecimento e capacitação da BID, priorizando a produção nacional de componentes e insumos de manutenção e, em um segundo nível, o estabelecimento de indústria nacional para a fabricação de motores diesel; ao estabelecimento de Políticas continuadas de desenvolvimento e ao aprimoramento de estratégias e planejamentos de alto nível e de manutenção; e a adequada manutenção dos equipamentos instalados, indicando a priorização de iniciativas voltadas ao desenvolvimento tecnológico para a manutenção da disponibilidade desses equipamentos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Brazil, despite having favorable conditions for its development, remains in a situation of technological dependence in several sectors. In this context, the present Study was carried out, referring to the Limitations and Challenges related to the availability of Diesel Engines for application in the Propulsion and Power Generator Sets used in the Navy of the Brazilian Navy (MB), with the objective of identifying the current dependency situation , the causes, limitations and challenges, and proposals for its mitigation, being admitted as an initial hypothesis that: “The unavailability of Engines [...] can be mitigated [...], preliminarily exploring the possibilities of Offset, specifically those associated with Technology Transfer (ToT) for the manufacture of components of the equipment in question in Brazil; and [...] the establishment of Policies and Strategies for the development and production of National Engines ”. Considering the specificity of the subject, in addition to the literary review, an Exploratory Research was carried out involving consultation with representatives of the Ministry of Defense, MB Military Organizations, Academies, Class Associations and Companies, and Professionals with notable experience and knowledge in relation to said equipment, about: the possibility of dual use and the current level of technological dependence on this equipment; the effectiveness of the practice of Offset in absorbing technology; and on the possible, causes, limitations and challenges, and proposals to mitigate the problems found. In summary, the research revealed: the possibility of dual use of Motors; the low levels of nationalization of its components and the confirmation of the situation of Technological Dependence; the reduced demand scale for engines and their components; the level of technological complexity of the equipment and the lack of investments in S&T and R&D, as the most significant causes related to dependence; the insufficiency of the Offset clauses in relation to the claims regarding the absorption of technology; identified as limiting factors of greater influence those related to Services and the Specificity of Engines and, in relation to challenges, the most expressive factors were those related to Services, Policy, Planning, Management and the IDB, concluding Engine Maintenance Training is the biggest Limitation and Challenge for reducing the current level of unavailability and dependence. With regard to the Proposals for mitigating the identified problems, those related to IDB, Policy, Planning and Management, and Maintenance were found to be the most relevant, accompanied, in a second level, by those related to Training, Contracts and Offset, noting the predominance of proposals related to: IDB Strengthening and Capacity Building prioritizing the national production of components and maintenance inputs and, in a second level, the establishment of a national industry for the manufacture of diesel engines; the establishment of continued development policies and the improvement of high-level and maintenance strategies and planning; and the proper maintenance of the installed equipment, indicating the prioritization of initiatives aimed at technological development to maintain the availability of this equipment | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ApresentaEscola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas - C-PEM 2020 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Base Industrial de Defesa | pt_BR |
dc.subject | Motores Diesel | pt_BR |
dc.subject | Transferência de Tecnologia | pt_BR |
dc.title | A Base Industrial de Defesa Brasileira: limitações e desafios relativos à disponibilidade de motores diesel empregados em meios navais da Marinha do Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Defesa Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Assuntos Maritimos: Coleção de Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIGUEL JR, WALDEQUE C-PEM 2020.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.