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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, José Roberto Brito  de-
dc.contributor.authorLeite Junior, Sergio Francisco da Costa leite Junior-
dc.date.accessioned2022-07-05T18:15:50Z-
dc.date.available2022-07-05T18:15:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845183-
dc.descriptionDentre os Princípios de Guerra, a Prontidão é a capacidade das Forças Armadas de estarem prontas e guarnecidas com os meios essenciais, para serem empregadas contra qualquer ameaça, numa situação de conflito. Para tal, existe a necessidade de se adotar uma metodologia de gestão eficiente, a fim de se adquirir tais meios, e mantê-los com a máxima disponibilidade possível, e com um custo suportável pelo operador, durante os respectivos ciclos de vida. Nesse contexto, é introduzida a Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa, com a qual a instituição conduz, de forma otimizada e sustentável, a gestão de seus sistemas, desde a concepção até o desfazimento. Um dos problemas que afetam a prontidão, é justamente a baixa disponibilidade dos meios aeronavais, problema, que o referido trabalho se propõe a estudar, tomando por base, as aeronaves empregadas no Programa Antártico Brasileiro, e aproveitando o momento oportuno da substituição das aeronaves UH-13 pelas aeronaves UH-17. Primeiramente, são apresentados e analisados os principais conceitos relacionados à esta gestão, como o Custo do Ciclo de Vida e o Apoio Logístico Integrado, assim como as fases do ciclo de vida de sistemas. Em segundo momento, se descreve como a Gestão do Ciclo de Vida está sendo aplicada na Diretoria de Gestão de Programas da Marinha, e na Diretoria de Aeronáutica da Marinha. Posteriormente, são identificados os problemas que afetaram a disponibilidade das aeronaves UH-13, e os aperfeiçoamentos incorporados nas aeronaves UH-17, ao longo dos ciclos de vida correspondentes. Com base nestas informações, é possível alcançar a proposição do trabalho, em que são relacionadas as possíveis aplicações da Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa, e os seus respectivos benefícios para a prontidão das aeronaves estudadas, dentre as quais, se destacam: a aplicação do processo de modernização; e o emprego de abordagens como o CLS e o PBL, para o apoio logístico contratado para as fases de operação e apoio. Por fim, na conclusão, são apontadas as perspectivas e oportunidades para a Marinha do Brasil, em relação a utilização desta gestão, e a necessidade de uma atualização das normas pertinentes, e/ou a elaboração de uma norma exclusiva sobre o tema, a qual oriente e padronize sua aplicação no âmbito da Forçapt_BR
dc.description.abstractAmong the Principles of War, Readiness is the Armed Forces' ability to be ready and equipped with the essential means, to be employed against any threat, in a conflict situation. For this, there is a need to adopt an efficient management methodology, in order to acquire these means, and keep them with the maximum possible availability, and with a cost that can be borne by the operator, during the respective life cycles. In this context, the Defense Systems Life Cycle Management is introduced, with which the institution conducts, in an optimized and sustainable way, the management of its systems, from concept to retirement. One of the problems that affect readiness is precisely the low availability of aircraft resources, a problem that this work proposes to study, based on the aircraft used in the Brazilian Antarctic Program, and taking advantage of the opportune moment for aircraft replacement UH-13 by UH-17 aircraft. First, the main concepts related to this management are presented and analyzed, such as Life Cycle Cost and Integrated Logistic Support, as well as the phases of the systems life cycle. Second, it describes how Life Cycle Management is being applied to the Navy Program Management Directorate, and the Navy Aeronautics Directorate. Subsequently, the problems that affected the availability of the UH-13 aircraft are identified, and the improvements incorporated in the UH-17 aircraft, over the corresponding life cycles. Based on this information, it is possible to reach the proposal of the work, where the possible applications of the Defense Systems Life Cycle Management are listed, and their respective benefits for the readiness of the studied aircraft, among which are: application of the modernization process; and the use of approaches such as CLS and PBL, for the logistical support contracted for the operation and support phases. Finally, in the conclusion, the prospects and opportunities for the Brazilian Navy are pointed out, in relation to the use of this management, and the need for an update of the relevant rules, and / or the elaboration of an exclusive rule on the subject, which guide and standardize its application within the Force.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.relation.ispartofApresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítima - C-PEM-2020pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAeronaves UH-13pt_BR
dc.subjectAeronaves UH-17pt_BR
dc.subjectApoio Logístico Integradopt_BR
dc.subjectGestão - Ciclo de Vida de Sistemas de Defesapt_BR
dc.subjectApoio Logístico Integradopt_BR
dc.titleGestão do ciclo de vida de sistemas de defesa: aplicações e benefícios para a prontidão das aeronaves empregadas no Programa Antártico Brasileiro, e as perspectivas e oportunidades para a Marinha do Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmDefesa Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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